Pessoas impressionantes

Conheça nossa equipe

fundo_transparente-1.png
Educação Infantil

O começo de tudo

A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Acreditamos que é o tempo de brincar e aprender, de maneira lúdica, trabalhando a intuição para o desenvolvimento das capacidades e habilidades dessa etapa.
Para que os alunos, mesmo que tão pequenos, cresçam com uma imagem positiva de si, buscamos utilizar ferramentas e abordagens de trabalho, como o próprio material do sistema de ensino Anglo, para que se tornem cada vez mais independentes, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. Entendemos ser fundamental que, para positivar essa imagem de si, é importante incentivar o conhecimento progressivo de seu próprio corpo, suas potencialidades, valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar.
É essencial que aprendam a estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, para que ampliem habilidades de comunicação e interação social. Com a cultura de ensino humano, e o uso de diferentes linguagens, incentivamos o respeito a diversidade, além de ensinar os alunos a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

fundo_transparente-1-1.png
Ensino Fundamental (anos iniciais)

O início de uma nova etapa

O Ensino Fundamental anos iniciais têm em sua totalidade 5 anos, e prezamos que haja um acompanhamento diferenciado para que desenvolvam todas as habilidades e competências referentes à essa etapa. Diferente da Educação Infantil, que usamos uma abordagem mais lúdica, utilizamos ferramentas, fortificadas com o material do sistema de ensino Anglo, para incentivar o desenvolvimento de uma visão concreta.
São nos primeiros anos desse período que se finaliza o processo de alfabetização e o domínio da língua na forma falada e escrita. Durante os anos trabalhamos também, os princípios matemáticos com o desenvolvimento do raciocínio lógico, noções de tempo e espaço e princípios científicos que alicerçam os conteúdos que serão adquiridos na área de ciências da natureza e suas tecnologias, nos anos seguintes.
Buscamos capacitar os alunos com conteúdos transversais, como noções básicas de saúde e educação socioambiental, para que haja a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade, para que assim adquiram noções de cidadania. O Colégio entende a necessidade de estímulos do pensamento crítico, lógico e criativo, justamente por haver, nessa etapa, uma maior autonomia dos alunos em relação à própria identidade e ao corpo.

fundo_transparente-1.png
Ensino Fundamental (anos finais)

Novos desafios

A cada ano no Ensino Fundamental anos finais, o aluno terá desafios diferentes. As habilidades e competências que os alunos precisam desenvolver, além dos comportamentos e necessidades, passam por constantes mudanças, principalmente considerando que esse é um dos momentos da vida com as maiores transformações. Então, é compreensível que as metas e os desejo dos alunos se alteram ao passo que se aproximam do Ensino Médio.
Nesse período que há, também, alterações considerativas na rotina de aprendizagem, pelo aumento das disciplinas e de professores. Com essa ampliação dos componentes curriculares, incentivamos o desenvolvimento da autonomia e da maturidade do aluno no cumprimento das suas responsabilidades escolares, que também tiveram acréscimo, e para que possam formar opinião dos assuntos de maneira íntegra.
A abordagem de ensino utilizada pelos professores também se altera, pois é necessário que instiguem os alunos, através de projetos e metodologias ativas, a criar uma visão abstrata, e assim, consigam solucionar problemas e desenvolver os conhecimentos de maneira completa. O material do sistema de ensino Anglo se torna uma ferramenta chave para que essa abordagem seja concretizada com eficiência.

fundo_transparente-1-1.png
Ensino Médio

Trilhando o futuro profissional

O Ensino Médio é a última etapa na educação básica do aluno. São nesses três anos que ocorre o aprofundamento dos conhecimentos aprendidos durante o ensino fundamental. É no final desse período que eles definem o caminho que seguirão, e esse poder decisório intensifica a importância dessa etapa.
O material do sistema de ensino Anglo possui ferramentas excelentes para o refinamento dos alicerces fomentados em toda a carreira escolar, e dispõe de conteúdos que desafiam o estudante a não pensar de maneira convencional. Além disso, desenhamos a grade curricular de forma que preza o protagonismo e a autonomia do aluno, características aperfeiçoadas nesse momento da vida.
Buscamos aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da teoria com a prática, no ensino de cada disciplina, incentivada pela cultura escolar humana praticada pelo Colégio. Para mais, fortalecemos os vínculos com a família, a solidariedade humana e a tolerância, através de projetos.

fundo_transparente-1.png
Mundo Tec

Qualificando o aluno

A tecnologia hoje faz parte de diversos momentos do nosso dia, por isso entendemos que ensinar os nossos alunos a utilizá-la de maneira responsável, é extremamente importante. Essa é, também, uma ferramenta valiosa na vida profissional das pessoas, e enxergamos nela, algumas das habilidades que os trabalhadores do futuro precisarão se apoderar, para sobreviver no mercado de trabalho.

Pensando nisso, oferecemos a disciplina Mundo Tec para os alunos do Ensino Médio, que consiste em um curso digital interativo com a finalidade de dar qualificação aos alunos, em diversas áreas de aprendizagem, como cursos de informática, pacote Office, idiomas, entre outros. Na conclusão do curso os alunos recebem um certificado de horas do curso realizado, que se torna um grande bônus no currículo.

Ficha de matrícula


    SimNão



    SimNão

    SimNão

    IndicaçãoRedes SociaisOutro meio

    Vínculo com a família

    Acreditamos firmemente que a união entre o Colégio e a família é essencial para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional completo e tranquilo. Um dos benefícios entre a proximidade Família e Escola, é poder, juntos, alinhar as expectativas em cima do ensino e da evolução das habilidades socioemocionais, que tornarão os alunos em membros críticos e ativos da comunidade, afinal o objetivo comum dessa relação é oferecer ao aluno, boas condições de crescimento e aprendizagem.

    Dedicamo-nos sempre para ter um convívio próximo com os pais, de forma que estejam sempre cientes dos passos de seus filhos no colégio. É através de contatos on-line e pessoais, sejam eles pré-agendados ou no dia a dia normal da escola, que todas as áreas do colégio buscam fortificar esse vínculo e sempre e colocar-se à disposição das famílias. Para que o contato seja constante e efetivo, assim, independente do formato, no colégio, buscamos sempre envolver as famílias na nossa cultura de ensino humana.

    Projetos e eventos

    Durante todo o ano letivo realizamos diversos eventos e projetos pedagógicos que contam com muito envolvimento da família e da comunidade. Esses projetos e eventos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os alunos, de maneira mais eficiente do que no dia a dia da escola, e por isso se tornam um pilar importante da nossa proposta educacional.

    Eventos como Feira Cultural e Festa Regional oferecem um momento único para reunir no colégio, todas as pessoas responsáveis por dar vida ao processo educacional dos alunos, e são tão impactantes na vida dos estudantes, que comumente contam com a presença de diversos aluminis. O jeito Mundo Atual de fazer educação preza pela dedicação e amor em todos os momentos, fazendo com que os eventos realizados sejam uma ótima oportunidade para mostrar para toda a comunidade escolar, o quanto que os nossos alunos são capazes de expressar seus conhecimentos e habilidades.

    Além, projetos pedagógicos realizados durante as aulas e no dia a dia do colégio, também se mostram importantes, pois diversificam o modelo das aulas e o clima no colégio e com os seus diversos formatos, desafiam os alunos a realizarem atividades e solucionar problemas. Projetos como Webdesafio e Páscoa Solidária são exemplos de como momentos desafiantes unem a comunidade escolar e trabalham tanto o pedagógico, quanto a solidariedade com os alunos.

    Ensino humano

    Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido o rompimento dos padrões e sua capacidade de produzir e se adequar às mudanças sociais. Acredita-se que educar não é apenas instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare o aluno para a vida. Considerando esses pontos, o pilar de Ensino Humano, busca justamente enxergar o aluno como um ser humano único, com uma tratativa repleta de cuidado e afeto.

    Essa atuação é concretizada com a nossa cultura escolar, que sempre incentiva o envolvimento de todas as partes da nossa comunidade, tendo por consequência a sensação de lar no nosso ambiente físico. O ensino de habilidades socioemocionais e socioambientais complementam essa cultura.

    Em todas as frentes do colégio, do pessoal de atendimento à direção, da inspeção de alunos à coordenação, e todos as outras áreas, fazemos o possível para auxiliar no ensino dos alunos, de forma que a preocupação não é só a educação formal, mas inclusive a cívica, ética e socioambiental. Entendemos que estamos moldando cidadãos que ajudarão a melhorar o mundo, e todos fazem parte desse processo.

    Base legal

    Assim como descrito no valor de Integridade do Colégio, trabalhamos de maneira íntegra no cumprimento das leis, por isso que uma base legal forte é um dos pilares da nossa proposta educacional. Juntamente com a culta escolar humana, baseamo-nos na ideia justiça e equidade para trabalhar e para ensinar os nossos alunos, para que assim se tornem cidadãos éticos. Todos os processos realizados no Colégio são norteados pelas leis e normas determinados pelos órgãos responsáveis.

    Uma dessas normas que influencia toda a proposta educacional é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determina quais são os conteúdos que serão passados aos alunos em cada um dos anos de sua carreira escolar. Além, essa regulamentação tem um perfeito casamento com a nossa metodologia, abordagem e sistema de ensino que buscam sempre aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais dos alunos.

    Componentes curriculares

    Os componentes curriculares seriam como os ingredientes chave dessa receita de sucesso. Evidente que junto deles, todos os outros pilares seriam partes importantes, porém, os componentes são conteúdos indispensáveis determinados pelo governo para a educação básica. Observe como dividimos nos seguimentos os componentes curriculares:

    • Educação infantil
    • Educação fundamental (anos iniciais)
    • Educação fundamental (anos finais)
    • Ensino médio

    Metodologias ativas

    A Metodologia Ativa de Aprendizagem é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Os benefícios dessa metodologia consistem em desenvolver a autonomia, confiança, protagonismo, colaboração, senso crítico, empatia e responsabilidade do aluno. Por isso, ela se torna um pilar essencial na nossa proposta educacional.
    Essa metodologia é composta por 5 elementos, e todos são utilizados de forma que complementa a própria avaliação de desempenho ao final de cada trimestre, pois abordam áreas importantes no desenvolvimento educacional. Confia abaixo os 5 elementos:

    • Aprendizagem baseada em projetos: desafia os alunos a adquirir conhecimento por meio da solução colaborativa de projetos.
    • Aprendizagem baseada em problemas: proporciona o aluno a desenvolver capacidade de construir aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe às situações motivadoras e o prepara para o mundo.
    • Sala de aula invertida: o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
    • Aprendizagem entre pares ou times: proporciona a oportunidade, seja em um estudo de caso ou em um projeto, que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que acreditamos ser benéfico na busca pelo conhecimento, e no mercado de trabalho.

    Tecnologia

    A tecnologia se torna um pilar importante na nossa proposta educacional, ao passo que ela faz parte do dia a dia de nossos alunos. Uma das nossas abordagens de ensino é o incentivo do seu uso de maneira consciente e responsável. Os nossos professores instigam os alunos a aprender a buscar informações confiáveis e de qualidade na rede, além de utilizar na explicação de conteúdos e na avaliação dos conhecimentos, a plataforma Plurall.

    Além disso, o colégio conta com uma estrutura física tecnológica que auxilia na concretização do modelo de aprendizagem que une o mundo digital com o concreto, como sala de informática, projetores nas salas de aula, netbooks e lousas digitais

    Sistema de ensino Anglo

    O sistema de ensino que escolhemos utilizar no Colégio é o Anglo. Ele associa a experiência e conhecimento dos professores que por ele passaram ao talento e garra dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC. O seu lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor, e a sua meta é uma só: ensino de qualidade, sendo um ótimo casamento com os nossos objetivos.

    Esse sistema de ensino caracteriza-se pela constante inovação e pioneirismo em mudanças marcantes na história da educação básica do país. Conta com um material didático completo que trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que tenham uma carreira escolar invejável. Além, dispõe de uma plataforma de ensino digital, o Plurall, que é repleta de materiais como vídeos, listas de exercício, apostilas digitais, e outros, para complementar os estudos dos alunos.

    O Anglo é percursor na busca por uma educação mais conectada com o dia-a-dia dos alunos, e alcançou renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade. E a regra de ‘aula dada, é aula estuda’, muito utilizada pelas escolas do sistema de ensino Anglo, se tornou um dos nossos dizeres no colégio.