A leitura nos abre horizontes inimagináveis. Ela nos faz viajar sem sair do lugar e é capaz de mudar a forma como enxergamos o mundo, como nos comunicamos e como escrevemos. Essa prática nos é ensinada desde a infância e é muito importante para nossa formação.
Além disso, ler é fundamental para nos informarmos e, principalmente, compartilharmos notícias corretas, mas nem sempre é fácil adquirir o hábito.
Para isso, separamos cinco dicas de como aprimorar sua leitura com a professora Gisele, do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, da área de Linguagens, do Colégio Mundo Atual.
1. Reservar um tempo específico de leitura diária
Escolha um momento para você descansar a sua mente e embarcar em uma nova história, pode ser pela manhã, tarde ou noite.
2. Ler o que desperta interesse
Procure histórias que chamem a sua atenção, por exemplo, narrativas de suspense ou um belo romance.
3. Ao ler, termine o capítulo
Tente sempre concluir o capítulo iniciado, pois assim você terá interesse para iniciar o novo.
4. Resumir e meditar o que foi lido
Se esquecer do que leu, é válido escrever um breve relato do capítulo.
E toda leitura traz uma reflexão, portanto, fazer essas reflexões e conexões com a realidade é importante para o engajamento do leitor.
5. Ter sempre à mão um caderno de anotações
Pode ser que você se depare com alguma palavra desconhecida ao ler, algum termo, conteúdo histórico ou frase importante que queira guardar para a vida.
Pensando nisso, nosso colégio participou do projeto Mundo Poético, em parceria com outras escolas para a confecção de um livro. Os alunos do Colégio Mundo Atual foram encorajados a escrever poemas com a temática “Um mundo melhor se constrói com paz e amor”.
Após debates em sala de aula, os educandos escreveram belos poemas. Entre eles, 20 se destacaram e foram selecionados e publicados. Com isso, nossos professores incentivaram tanto a escrita quanto a leitura das turmas.
Ademais, na última segunda-feira de agosto (28), em uma memorável noite para os familiares, nossos escritores autografaram os exemplares. No outro dia (29), os alunos leram os poemas para todo o colégio.
“Temos certeza de que este é o primeiro livro de muitos mais que virão, pois de alunos escritores, quem sabe o futuro reserva futuros escritores de best-sellers”, declarou a professora Gisele.