No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, e foi em 1995, no XXVIII Congresso Geral, em Paris, que a Unesco escolheu essa data para comemorá-lo.
A data em si tem como objetivo encorajar todas as pessoas, especificamente os jovens, a se aventurarem e descobrirem os prazeres da leitura, e ainda conhecer o trabalho e contribuição de autores de livros ao longo dos séculos.
Pensando na importância para a formação dos alunos, resolvemos dedicar o mês de abril aos livros. Por isso, foram realizadas diversas atividades que trabalham esse tema.
Segue abaixo o que cada turma realizou:
Pré-escola: Para incentivar os alunos com o Mundo Encantado da Leitura, a turma desenvolveu um livro. Alguns alunos criaram o seu o seu próprio livro, e outros elaboraram uma releitura do seu livro favorito.
1º ano: A turma do primeiro ano fez uma releitura da capa do livro “O Curumim” de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Os alunos observaram que a capa do livro além de conter informações como: autor, título e editora, transmite uma ideia da história, revelando parte de um mistério, fazendo com que o leitor a queira desvendar o que existe por de trás da capa: a história!
2º ano: A turma fez leituras de contos, fábulas, histórias do dia a dia, para que a criança tenha prazer na leitura, além de realizarem pesquisas para entender a história por trás da comemoração do Dia do Livro. Foi solicitado que as crianças escolhessem, em sua coleção particular, seu livro preferido e desenhasse a parte da história que mais gostam, e registrassem a legenda de seu desenho.
3º ano: A turma realizou uma roda de leitura com apresentação do livro de acordo com o tema. Além disso, os alunos representaram os personagens, um fato importante, e o local que se passa a história, em formato de história em quadrinhos, descrevendo o título do livro, e criando uma ficha descritiva divertida.
4º ano: Sabendo a importância da leitura os alunos do 4º A e B, escolheram um livro já lido por eles e escreveram um parágrafo mudando o final da história. Além disso, eles realizaram uma apresentação para os amigos da classe com as principais informações do livro como: título, autor, ilustrador, editora e ideia principal do livro.
5º ano: As turmas do 5º A e B compreendem que ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário, melhora na escrita, além de outros benefícios. Por este contexto desenharam a parte que mais gostaram do livro favorito deles, escreveram um parágrafo incentivando outras pessoas a lerem sua indicação, com intuito de compartilharem suas experiências, através de uma apresentação de slides.