Uma das primeiras coisas que as crianças aprendem é brincar, o que faz parte da vida, do crescimento e desenvolvimento humano. Inclusive, brincar é um direito garantido por lei pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1959. 

De acordo com o Instituto NeuroSaber, brincadeiras diárias estimulam o desenvolvimento do cérebro, o pensamento criativo e incentiva a independência, além de reduzir a ansiedade, o estresse e a irritabilidade.  

Para a professora Ingrid, que leciona para a Pré-escola no Colégio, o brincar é de extrema importância, pois colabora para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.  

Portanto, para comemorar o mês das crianças, o Colégio Mundo Atual realizou diversos momentos que, certamente, ficarão na memória de nossos pequenos e contribuirão na construção de uma infância e início de juventude mais saudáveis. 

De acordo com a professora Gisele, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, da área de Linguagens, do CMA, o mês de outubro foi recheado de atividades lúdicas e, em específico, o Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio amaram, pois retomaram o momento da infância. 

Brinquedos infláveis

No dia 02/11, iniciamos nossas comemorações com uma das melhores coisas da infância; a diversão. Os brinquedos infláveis garantiram um dia de descontração para nossos alunos, clique aqui para conferir a parte um.  

A felicidade de nossos pequenos foi garantida com o pula-pula, a piscina de bolinha, a guerra de cotonete e o escorregador gigante. Clique aqui para conferir a parte dois.

Segundo a professora Ingrid, os brinquedos infláveis foram uma experiência única para os alunos, em que eles puderam conhecer e interagir melhor com outros alunos. “Sem dúvidas foi um dia marcante”, diz ela.  

Caça ao tesouro

No dia 09/10, as crianças da Educação Infantil até o 5° Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de um caça ao tesouro. O intuito foi encontrar as pistas espalhadas pelo colégio e desvendar os enigmas até chegar ao tesouro. Clique aqui para conferir.  

A professora do 2° Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do CMA, Andreia,  explicou que as turmas se dividiram em grupos em busca de pistas, assim, desenvolveram a empatia, o engajamento, o respeito, a autonomia e, o mais importante, a alegria de encontrar o grande tesouro que consistia em um corrupio.  

“Em uma era em que a geração está acostumada com jogos eletrônicos, eles vivenciaram um momento único de construir o próprio brinquedo. Foi mágico!”, conta a professora.  

Semana do diferente

Os alunos ousaram na criatividade e compareceram no colégio com penteados mirabolantes no dia 09/10, com acessórios extravagantes no dia 10/10 e com looks coloridos no dia 11/10. Momentos de descontração e, sem dúvidas, de muita diversão, em que os alunos e suas famílias mostraram muita inovação nas propostas.

Brincadeiras antigas

Também nos dias 09, 10 e 11, os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio vivenciaram um pouco das brincadeiras antigas, como reloginho com corda, pião, bolinha de gude, elástico e cinco marias. Momento de desenvolver novas habilidades e conhecimento. Clique aqui para conferir.

Scape Room

Já nos dias 10 e 11/10, o CMA preparou um Scape Room com as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio, com o objetivo de responder perguntas e charadas para escapar de uma sala cheia de elementos assustadores. Clique aqui para conferir.

“Nunca vi um colégio realizar um scape room e foi algo muito divertido”, ressalta o professor de História e Assembleia do CMA, Bruno, para turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. 

Baile à fantasia Floresta Encantada:

No dia 17/10, as crianças da Educação Infantil ao 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais inauguraram a semana de bailes temáticos, clique aqui para conferir. Já no dia 18/10, foi a vez dos alunos do 2° ao 5° ano aproveitarem uma festa digna de contos de fadas, com muita música, dança, alegria e fantasias criativas, clique aqui para conferir

Baile do terror Floresta Assombrada

Já no dia 19/10, as turmas do 6° ao 8° ano viveram a experiência de um baile do terror, com decorações, sustos e fantasias horripilantes e, como não poderia faltar, muita música. Clique aqui para conferir.

No dia 20/10 foi a vez do 9° Ano e Ensino Médio aproveitarem uma noite de baile. Clique aqui para conferir.

Segundo a professora Gisele, os bailes foram espetaculares, tanto para os educadores quanto para os alunos. “Nos divertimos muito, dançamos, brincamos e, como sempre digo, foi muito massa!” 

Gincanas

O CMA realizou três dias de gincanas. O Fundamental Anos Iniciais competiu no dia 23/10, clique aqui para conferir, o Fundamental Anos Finais no dia 24/10, clique aqui e, para finalizar, a Educação Infantil e o 1° ano no dia 25/10, clique aqui. Foram dias marcados por competições saudáveis e muita diversão, com brincadeiras que trabalharam o corpo e a mente.

“Por meio das gincanas, as crianças desenvolveram habilidades e capacidades físicas, além de noções de valores, respeito, cooperação e companheirismo. A socialização e respeito mútuo entre os colegas também é fundamental para o desenvolvimento”, explica a professora Ingrid.  

Dia da Família

Para fechar o mês das crianças, nada melhor do que ter os familiares por perto. Para isso, no dia 28/09, abrimos as portas para um momento de descontração, a fim de mostrar a semelhança entre os valores do colégio, e os valores familiares por meio de dinâmicas, confira.  

 “As atividades mostraram que o Colégio Mundo Atual não é apenas um ambiente acadêmico, mas também um local de descontração e, para o aluno, a escola se torna um lugar agradável e leve”, opina o professor Bruno.

Ficha de matrícula


    SimNão




    SimNão


    SimNão


    IndicaçãoRedes SociaisOutro meio



    Vínculo com a família

    Acreditamos firmemente que a união entre o Colégio e a família é essencial para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional completo e tranquilo. Um dos benefícios entre a proximidade Família e Escola, é poder, juntos, alinhar as expectativas em cima do ensino e da evolução das habilidades socioemocionais, que tornarão os alunos em membros críticos e ativos da comunidade, afinal o objetivo comum dessa relação é oferecer ao aluno, boas condições de crescimento e aprendizagem.

    Dedicamo-nos sempre para ter um convívio próximo com os pais, de forma que estejam sempre cientes dos passos de seus filhos no colégio. É através de contatos on-line e pessoais, sejam eles pré-agendados ou no dia a dia normal da escola, que todas as áreas do colégio buscam fortificar esse vínculo e sempre e colocar-se à disposição das famílias. Para que o contato seja constante e efetivo, assim, independente do formato, no colégio, buscamos sempre envolver as famílias na nossa cultura de ensino humana.

    Projetos e eventos

    Durante todo o ano letivo realizamos diversos eventos e projetos pedagógicos que contam com muito envolvimento da família e da comunidade. Esses projetos e eventos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os alunos, de maneira mais eficiente do que no dia a dia da escola, e por isso se tornam um pilar importante da nossa proposta educacional.

    Eventos como Feira Cultural e Festa Regional oferecem um momento único para reunir no colégio, todas as pessoas responsáveis por dar vida ao processo educacional dos alunos, e são tão impactantes na vida dos estudantes, que comumente contam com a presença de diversos aluminis. O jeito Mundo Atual de fazer educação preza pela dedicação e amor em todos os momentos, fazendo com que os eventos realizados sejam uma ótima oportunidade para mostrar para toda a comunidade escolar, o quanto que os nossos alunos são capazes de expressar seus conhecimentos e habilidades.

    Além, projetos pedagógicos realizados durante as aulas e no dia a dia do colégio, também se mostram importantes, pois diversificam o modelo das aulas e o clima no colégio e com os seus diversos formatos, desafiam os alunos a realizarem atividades e solucionar problemas. Projetos como Webdesafio e Páscoa Solidária são exemplos de como momentos desafiantes unem a comunidade escolar e trabalham tanto o pedagógico, quanto a solidariedade com os alunos.

    Ensino humano

    Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido o rompimento dos padrões e sua capacidade de produzir e se adequar às mudanças sociais. Acredita-se que educar não é apenas instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare o aluno para a vida. Considerando esses pontos, o pilar de Ensino Humano, busca justamente enxergar o aluno como um ser humano único, com uma tratativa repleta de cuidado e afeto.

    Essa atuação é concretizada com a nossa cultura escolar, que sempre incentiva o envolvimento de todas as partes da nossa comunidade, tendo por consequência a sensação de lar no nosso ambiente físico. O ensino de habilidades socioemocionais e socioambientais complementam essa cultura.

    Em todas as frentes do colégio, do pessoal de atendimento à direção, da inspeção de alunos à coordenação, e todos as outras áreas, fazemos o possível para auxiliar no ensino dos alunos, de forma que a preocupação não é só a educação formal, mas inclusive a cívica, ética e socioambiental. Entendemos que estamos moldando cidadãos que ajudarão a melhorar o mundo, e todos fazem parte desse processo.

    Base legal

    Assim como descrito no valor de Integridade do Colégio, trabalhamos de maneira íntegra no cumprimento das leis, por isso que uma base legal forte é um dos pilares da nossa proposta educacional. Juntamente com a culta escolar humana, baseamo-nos na ideia justiça e equidade para trabalhar e para ensinar os nossos alunos, para que assim se tornem cidadãos éticos. Todos os processos realizados no Colégio são norteados pelas leis e normas determinados pelos órgãos responsáveis.

    Uma dessas normas que influencia toda a proposta educacional é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determina quais são os conteúdos que serão passados aos alunos em cada um dos anos de sua carreira escolar. Além, essa regulamentação tem um perfeito casamento com a nossa metodologia, abordagem e sistema de ensino que buscam sempre aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais dos alunos.

    Componentes curriculares

    Os componentes curriculares seriam como os ingredientes chave dessa receita de sucesso. Evidente que junto deles, todos os outros pilares seriam partes importantes, porém, os componentes são conteúdos indispensáveis determinados pelo governo para a educação básica. Observe como dividimos nos seguimentos os componentes curriculares:

    • Educação infantil
    • Educação fundamental (anos iniciais)
    • Educação fundamental (anos finais)
    • Ensino médio

    Metodologias ativas

    A Metodologia Ativa de Aprendizagem é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Os benefícios dessa metodologia consistem em desenvolver a autonomia, confiança, protagonismo, colaboração, senso crítico, empatia e responsabilidade do aluno. Por isso, ela se torna um pilar essencial na nossa proposta educacional.
    Essa metodologia é composta por 5 elementos, e todos são utilizados de forma que complementa a própria avaliação de desempenho ao final de cada trimestre, pois abordam áreas importantes no desenvolvimento educacional. Confia abaixo os 5 elementos:

    • Aprendizagem baseada em projetos: desafia os alunos a adquirir conhecimento por meio da solução colaborativa de projetos.
    • Aprendizagem baseada em problemas: proporciona o aluno a desenvolver capacidade de construir aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe às situações motivadoras e o prepara para o mundo.
    • Sala de aula invertida: o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
    • Aprendizagem entre pares ou times: proporciona a oportunidade, seja em um estudo de caso ou em um projeto, que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que acreditamos ser benéfico na busca pelo conhecimento, e no mercado de trabalho.

    Tecnologia

    A tecnologia se torna um pilar importante na nossa proposta educacional, ao passo que ela faz parte do dia a dia de nossos alunos. Uma das nossas abordagens de ensino é o incentivo do seu uso de maneira consciente e responsável. Os nossos professores instigam os alunos a aprender a buscar informações confiáveis e de qualidade na rede, além de utilizar na explicação de conteúdos e na avaliação dos conhecimentos, a plataforma Plurall.

    Além disso, o colégio conta com uma estrutura física tecnológica que auxilia na concretização do modelo de aprendizagem que une o mundo digital com o concreto, como sala de informática, projetores nas salas de aula, netbooks e lousas digitais

    Sistema de ensino Anglo

    O sistema de ensino que escolhemos utilizar no Colégio é o Anglo. Ele associa a experiência e conhecimento dos professores que por ele passaram ao talento e garra dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC. O seu lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor, e a sua meta é uma só: ensino de qualidade, sendo um ótimo casamento com os nossos objetivos.

    Esse sistema de ensino caracteriza-se pela constante inovação e pioneirismo em mudanças marcantes na história da educação básica do país. Conta com um material didático completo que trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que tenham uma carreira escolar invejável. Além, dispõe de uma plataforma de ensino digital, o Plurall, que é repleta de materiais como vídeos, listas de exercício, apostilas digitais, e outros, para complementar os estudos dos alunos.

    O Anglo é percursor na busca por uma educação mais conectada com o dia-a-dia dos alunos, e alcançou renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade. E a regra de ‘aula dada, é aula estuda’, muito utilizada pelas escolas do sistema de ensino Anglo, se tornou um dos nossos dizeres no colégio.