De acordo com o Uol Educação, o Dia Nacional do Abraço, comemorado todo dia 22 de maio, originou-se na Austrália, em uma campanha de “free hugs” (abraços grátis), por Juan Mann, após sentir que o mundo estava distante e individualista.
Ainda segundo o Uol, em 2004, ele resolveu espalhar abraços para desconhecidos em um shopping de Sydney, como forma de quebrar barreiras emocionais e fortalecer os laços entre as pessoas. O movimento se tornou global após o vídeo de Mann viralizar no Youtube, confira abaixo.
Entretanto, pós a repercussão, Mann decidiu ficar recluso depois de não receber nada dos ganhos do vídeo, lançado como uma música do Sick Puppies, banda de Shimon Moore.
Benefícios
O abraço está associado à liberação da ocitocina, nomeada como “hormônio do amor” e responsável pela sensação de bem-estar. O site Galileu ressalta que, além de contribuir para o emocional, pode reduzir dores físicas, pois atua em uma área do cérebro que libera substâncias analgésicas.
Além disso, um estudo feito pela psicóloga Tiffany Field e seus colégas no Touch Research Institute da Universidade de Miami, revelou que o toque positivo pode reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer laços emocionais.
Você já abraçou alguém da sua família hoje?
Além do Dia Mundial do Abraço, nesse mês de maio, 15, também tivemos o Dia Internacional da Família. Abraçar os pais, filhos, avós ou nossos pets, podem estreitar os laços e aumentar a intimidade entre a família.
Esse ato é bem-vindo em muitos momentos, seja ele na tristeza, na angústia ou na felicidade. Nos traz a sensação de acolhimento e segurança.
Ademais, o site da Santa Casa de Maringá diz que, segundo estudos, as sensações táteis dos abraços protetores que recebemos de nossos familiares na infância se mantêm no sistema nervoso quando nos tornamos adultos, e ajudam a aumentar nossos sentimentos de confiança, autoestima e amor próprio.
11 abraços: dinâmica em grupo para incentivar o abraço.
A dinâmica a seguir, publicada pela Escola Educação, busca aproximar as pessoas em reuniões, cursos, treinamentos, sala de aulas, encontros e formações. Porém, você também pode reproduzir com seus amigos ou com a família.
Com uma música agitada, reúna papeizinhos com números de 1 a 11, o qual será escrito 11 tipos de abraço e 11 músicas animadas. Para realização da dinâmica, os participantes deverão fazer um círculo, de modo que a caixa com os papeizinhos seja passada de mão em mão, enquanto a música estiver tocando. No momento em que a música parar, a pessoa que estiver com a caixa na mão pegará uma ficha contendo o tipo de abraço a ser dado pelo participante.
Recomenda-se que para pequenos grupos, a pessoa que tirar o cartão poderá escolher quem irá abraçar. No caso de grupos com mais de 20 participantes, o ideal é sortear a pessoa que será abraçada, de modo a estimular o contato com novas pessoas e fazer com que todos sejam escolhidos.
Tipos de abraços:
- Abraço de urso – bem apertado, ergue o amigo do chão;
- Abraço de lado – ficam os amigos lado a lado e se abraçam;
- Abraço pelas costas – o amigo abraça o outro pelas costas;
- Abraço do fundo do coração – é aquele com carinho;
- zen – encostar as palmas das mãos um no outro;
- Abraço sanduíche – escolher dois amigos e um fica no meio para o abraço;
- Abraço em grupo – todos os participantes se abraçam uns aos outros formando um grande círculo;
- Abraço de rosto colado – encostar o rosto no amigo e abraçar;
- Abraço clássico – abraçam-se normalmente;
- Abraço relâmpago – um abraço rápido;
- Toque extra – tapinhas nas costas
Que tal abraçar alguém nesse exato momento? Assim, você pode melhorar o dia de alguém e ainda contribuir para sua saúde mental e física.