Dia 22 de Abril é celebrado o Dia da Terra, criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970. A data é um momento de conscientização sobre como estamos cuidando do nosso meio ambiente e de cobrarmos políticas públicas que preservem o planeta.
Entretanto, não precisamos ir muito longe para fazer a diferença. A ajuda para a melhoria do nosso meio ambiente pode começar com uma simples mudança de comportamento no dia a dia. Além disso, as nossas atitudes de hoje refletem no futuro e na vida das próximas gerações.
Por isso, separamos algumas dicas para você colocar em prática ainda hoje:
Economize água
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Portanto, conserte vazamentos, tome banhos mais curtos, desligue a torneira quando não estiver usando, lave roupa de forma consciente, limpe o quintal com vassoura e não com mangueira, entre outros.
Separe seu lixo
Separe o que é reciclável, como folhas de papel, papelão, revistas, jornais, garrafas PET, latas, vidros, metais, isopor e outros.
Atente-se a não misturar lixo orgânico, como sobras de alimentos, com reciclável.
Economize energia elétrica
Segundo o G1, o consumo de energia em 2023 chegou ao maior nível médio dos últimos anos.
Desse modo, para contribuir com a redução desse consumo, apegue a luz quando não estiver utilizando algum cômodo da casa. Além disso, tire da tomara aparelhos que não estiverem em uso. Tome banho mais conscientes.
Assim, você contribui para o meio ambiente e ainda economiza na conta de luz.
Não jogue lixo na rua
O descarte de lixo nas ruas gera prejuízos a toda a população, causando enchentes, mal cheiro. Além de atrair insetos, como o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, ratos, escorpiões e outros.
Quando estiver na rua e não encontrar uma lixeira, guarde o lixo na bolsa ou em alguma sacola e somente descarte ao chegar em casa.
Compre apenas o necessário
Você já ouviu falar em fast fashion? Em tradução literal, significa moda rápida. Essas roupas são produzidas em grande escala por um preço acessível, com muitas promoções, mas com qualidade baixa, levando o consumidor a comprar cada vez mais peças e descartá-las rapidamente.
Na hora de renovar o guarda-roupa, analise se realmente precisa daquela peça e quantas vezes vai usá-la. Se a resposta for poucas vezes, repense. Pois, ao jogar o item no lixo, o poliéster pode levar aproximadamente 200 anos para se decompor, de acordo com um relatório de 2016 da Greenpeace.
Evite o uso de sacolas plásticas
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), cerca de 1,5 milhão de sacolas são distribuídas por hora no país.
O problema começa ainda na produção delas, com o consumo de recursos naturais como o petróleo, gás natural e a geração de gases tóxicos e do efeito estufa, destaca o site Mercado e Consumo.
De acordo com a Agência Senado, depois de usadas, em geral por uma única vez, costumam ser descartadas de maneira incorreta e levam cerca de 450 anos para se decompor.
Sendo assim, ao fazer compras, prefira sacolas retornáveis.
Ande mais a pé
Ao realizar trajetos mais curtos, opte por caminhar. Assim, além de ajudar o meio ambiente reduzindo a emissão de gases poluentes, você pratica atividade física e aprecia a paisagem ao seu redor.
Caso prefira, você também pode investir em uma bicicleta, que além de um ótimo exercício físico, também é um hobbie.
Preserve as árvores
Se possível, plante uma árvore. Você estará contribuindo para um futuro mais saudável. Outra entre inúmeras maneiras de preservar as árvores é reciclar papel ou aproveitar ao máximo os dois lados de uma folha.
Conscientize outras pessoas
Portanto, agora que sabe como contribuir, compartilhe este post com seus familiares e amigos. Juntos, caminharemos para um futuro seguro e um meio ambiente mais saudável.
Pequenos gestos no dia a dia fazem a diferença.