Os Jogos Olímpicos de Paris começaram na última sexta-feira (26) e vão até o dia 11 de agosto.  

Ao todo, o Brasil disputará medalhas em 39 modalidades e uma delegação composta por 274 atletas. Segundo o site GE, alguns esportistas estão classificados em mais de uma prova, e há outros que têm vagas no individual, mas devem competir também em revezamentos.  

Ainda segundo o site, o principal esporte para o Brasil, no quesito vagas, é o atletismo, com cerca de 41 competidores nas mais diversas modalidades.  

Confira as principais chances de medalha para o Brasil tem maior chance de medalha de ouro nas olimpíadas, segundo a IstoÉ: 

Beatriz Ferreira – boxe

Jonne Roriz/COB

Beatriz Ferreira é uma das grandes esperanças de medalha de ouro da delegação brasileira. A boxeadora disputará a categoria peso-leve (-60kg), mesma categoria que lhe rendeu a prata em Tóquio-2020. 

Campeã mundial de boxe olímpico e medalhista de ouro no Pan-Americano em 2023, a boxeadora está há quase dois anos sem perder uma luta. Ela chega para lutar pela medalha de ouro e terá como principal adversária a britânica Kellie Harrington, algoz da brasileira na última Olimpíada.  

Rayssa Leal – Skate street (medalha de bronze)

Reprodução/Instagram

Em Tóquio-2020, Rayssa Leal encantou o mundo ao conquistar a medalha de prata na prova do skate street com apenas 13 anos de idade. Três anos depois a “fadinha” acumula conquistas nas principais competições da modalidade, como a etapa de San Diego (EUA) da Street League e a etapa da China do Circuito Mundial. 

Dessa maneira, Rayssa chegou como forte candidata a medalha de ouro, mas ficou em terceiro lugar no pódio, levando a medalha de bronze para o Brasil. 

Alison dos Santos – atletismo

Foto: Wagner Carmo/Panamerica Press/CBAt

Alison dos Santos, o “Piu”, é um dos principais favoritos ao lugar mais auto do pódio na prova dos 400 m com barreiras.  

Em Tóquio, Alisson ficou com a medalha de bronze, perdendo para o norueguês Karsten Warholm. Entretanto, desde a última Olimpíada, Alisson já conquistou quatro medalhas de ouro em etapas da Liga Diamante. 

Em uma dessas etapas ele derreteu o seu algoz do último torneio e, por isso, chega para Paris com grande possibilidade de brigar pela medalha de ouro. 

Rebeca Andrade – ginástica artística 

Laurance Griffiths/Getty Images

Talvez o principal nome do esporte brasileiro no momento, Rebeca Andrade é a maior certeza de medalha do Brasil.  

A brasileira, que brilhou em Tóquio ao conquistar duas medalhas, o inédito ouro no salto e a prata no individual geral, vem em uma fase animadora. Em 2023, ela conquistou cinco medalhas no Campeonato Mundial: ouro no salto, prata no solo, individual geral e por equipes, além do bronze na trave. 

Filipe Toledo – surfe

Foto: @WSL / Tony Heff

O brasil deu show na estreia do surfe em Olimpíadas. Italo Ferreira conquistou a medalha de ouro e mostrou a força do Brasil no esporte.  

Neste ano, com a ausência do atual campeão, o Brasil aposta em outros candidatos. Filipe Toledo, o Filipinho, é o atual bicampeão da WSL e chega com grandes chances de brigar pela medalha dourada. 

Gabriel Medina – surfe 

Foto: Aaron Hughes / WSL

Na disputa com Filipinho teremos outro brasileiro renomado e também forte candidato a medalha de ouro: Gabriel Medina. 

Apesar dos últimos resultados do brasileiro não terem sido os melhores, Medina é tricampeão mundial e ficou com a quarta colocação nos Jogos de Tóquio. 

Outro ponto a favor do surfista é que ele é dominante nas águas de Teahupo’o, no Taiti, onde acontecerá a prova de surfe olímpica. O brasileiro já conquistou duas etapas do circuito mundial nas ondas dessa praia. 

Ana Patrícia/Duda – vôlei de praia 

Olimpíadas de Paris
FIVB

A dupla brasileira do vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda, conquistou o título mundial em 2022 e o segundo lugar em 2023. Além disso, terminou a temporada de 2023 como líder do ranking mundial, com cinco títulos das etapas do Circuito Mundial e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. 

Depois de passar em branco em Tóquio-2020, sem conquistar nenhuma medalha pela primeira vez na história da modalidade, o Brasil aposta na dupla para voltar às glórias do esporte. 

Isaquias Queiroz – canoagem

Olimpíadas de Paris
Foto: Luis Acosta/AFP

Multicampeão da canoagem de velocidade, Isaquias Queiroz segue sendo um dos principais atletas da delegação.  

Apesar de um 2023 difícil, repleto de lesões e sem conquistas no Campeonato Mundial, o brasileiro voltou a vencer e levou duas medalhas de ouro na etapa da Hungria da Copa do Mundo de canoagem.  

Com quatro medalhas olímpicas na bagagem, incluindo o ouro na categoria C-1 1000 no Japão, Isaquias busca conquistar medalhas pela terceira Olimpíada consecutiva. 

Martine Grael/Kahena Kunze – vela 

Olimpíadas de Paris
Foto: Comitê Olímpico Brasileiro

Por fim, a dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze é a atual bicampeã olímpica da vela na categoria 49er FX.  

No evento teste em 2023, a dupla foi medalha de prata. Querendo manter a hegemonia na categoria, que estreou nos Jogos do Rio-2016, Martine Grael e Kahena Kunze devem brigar pela medalha de ouro.

 

Para entrar no clima da medalha de ouro, clique aqui e confira os atletas que garantiram o pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio.  

 

 

 

Ficha de matrícula


    SimNão




    SimNão


    SimNão


    IndicaçãoRedes SociaisOutro meio



    Vínculo com a família

    Acreditamos firmemente que a união entre o Colégio e a família é essencial para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional completo e tranquilo. Um dos benefícios entre a proximidade Família e Escola, é poder, juntos, alinhar as expectativas em cima do ensino e da evolução das habilidades socioemocionais, que tornarão os alunos em membros críticos e ativos da comunidade, afinal o objetivo comum dessa relação é oferecer ao aluno, boas condições de crescimento e aprendizagem.

    Dedicamo-nos sempre para ter um convívio próximo com os pais, de forma que estejam sempre cientes dos passos de seus filhos no colégio. É através de contatos on-line e pessoais, sejam eles pré-agendados ou no dia a dia normal da escola, que todas as áreas do colégio buscam fortificar esse vínculo e sempre e colocar-se à disposição das famílias. Para que o contato seja constante e efetivo, assim, independente do formato, no colégio, buscamos sempre envolver as famílias na nossa cultura de ensino humana.

    Projetos e eventos

    Durante todo o ano letivo realizamos diversos eventos e projetos pedagógicos que contam com muito envolvimento da família e da comunidade. Esses projetos e eventos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os alunos, de maneira mais eficiente do que no dia a dia da escola, e por isso se tornam um pilar importante da nossa proposta educacional.

    Eventos como Feira Cultural e Festa Regional oferecem um momento único para reunir no colégio, todas as pessoas responsáveis por dar vida ao processo educacional dos alunos, e são tão impactantes na vida dos estudantes, que comumente contam com a presença de diversos aluminis. O jeito Mundo Atual de fazer educação preza pela dedicação e amor em todos os momentos, fazendo com que os eventos realizados sejam uma ótima oportunidade para mostrar para toda a comunidade escolar, o quanto que os nossos alunos são capazes de expressar seus conhecimentos e habilidades.

    Além, projetos pedagógicos realizados durante as aulas e no dia a dia do colégio, também se mostram importantes, pois diversificam o modelo das aulas e o clima no colégio e com os seus diversos formatos, desafiam os alunos a realizarem atividades e solucionar problemas. Projetos como Webdesafio e Páscoa Solidária são exemplos de como momentos desafiantes unem a comunidade escolar e trabalham tanto o pedagógico, quanto a solidariedade com os alunos.

    Ensino humano

    Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido o rompimento dos padrões e sua capacidade de produzir e se adequar às mudanças sociais. Acredita-se que educar não é apenas instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare o aluno para a vida. Considerando esses pontos, o pilar de Ensino Humano, busca justamente enxergar o aluno como um ser humano único, com uma tratativa repleta de cuidado e afeto.

    Essa atuação é concretizada com a nossa cultura escolar, que sempre incentiva o envolvimento de todas as partes da nossa comunidade, tendo por consequência a sensação de lar no nosso ambiente físico. O ensino de habilidades socioemocionais e socioambientais complementam essa cultura.

    Em todas as frentes do colégio, do pessoal de atendimento à direção, da inspeção de alunos à coordenação, e todos as outras áreas, fazemos o possível para auxiliar no ensino dos alunos, de forma que a preocupação não é só a educação formal, mas inclusive a cívica, ética e socioambiental. Entendemos que estamos moldando cidadãos que ajudarão a melhorar o mundo, e todos fazem parte desse processo.

    Base legal

    Assim como descrito no valor de Integridade do Colégio, trabalhamos de maneira íntegra no cumprimento das leis, por isso que uma base legal forte é um dos pilares da nossa proposta educacional. Juntamente com a culta escolar humana, baseamo-nos na ideia justiça e equidade para trabalhar e para ensinar os nossos alunos, para que assim se tornem cidadãos éticos. Todos os processos realizados no Colégio são norteados pelas leis e normas determinados pelos órgãos responsáveis.

    Uma dessas normas que influencia toda a proposta educacional é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determina quais são os conteúdos que serão passados aos alunos em cada um dos anos de sua carreira escolar. Além, essa regulamentação tem um perfeito casamento com a nossa metodologia, abordagem e sistema de ensino que buscam sempre aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais dos alunos.

    Componentes curriculares

    Os componentes curriculares seriam como os ingredientes chave dessa receita de sucesso. Evidente que junto deles, todos os outros pilares seriam partes importantes, porém, os componentes são conteúdos indispensáveis determinados pelo governo para a educação básica. Observe como dividimos nos seguimentos os componentes curriculares:

    • Educação infantil
    • Educação fundamental (anos iniciais)
    • Educação fundamental (anos finais)
    • Ensino médio

    Metodologias ativas

    A Metodologia Ativa de Aprendizagem é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Os benefícios dessa metodologia consistem em desenvolver a autonomia, confiança, protagonismo, colaboração, senso crítico, empatia e responsabilidade do aluno. Por isso, ela se torna um pilar essencial na nossa proposta educacional.
    Essa metodologia é composta por 5 elementos, e todos são utilizados de forma que complementa a própria avaliação de desempenho ao final de cada trimestre, pois abordam áreas importantes no desenvolvimento educacional. Confia abaixo os 5 elementos:

    • Aprendizagem baseada em projetos: desafia os alunos a adquirir conhecimento por meio da solução colaborativa de projetos.
    • Aprendizagem baseada em problemas: proporciona o aluno a desenvolver capacidade de construir aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe às situações motivadoras e o prepara para o mundo.
    • Sala de aula invertida: o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
    • Aprendizagem entre pares ou times: proporciona a oportunidade, seja em um estudo de caso ou em um projeto, que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que acreditamos ser benéfico na busca pelo conhecimento, e no mercado de trabalho.

    Tecnologia

    A tecnologia se torna um pilar importante na nossa proposta educacional, ao passo que ela faz parte do dia a dia de nossos alunos. Uma das nossas abordagens de ensino é o incentivo do seu uso de maneira consciente e responsável. Os nossos professores instigam os alunos a aprender a buscar informações confiáveis e de qualidade na rede, além de utilizar na explicação de conteúdos e na avaliação dos conhecimentos, a plataforma Plurall.

    Além disso, o colégio conta com uma estrutura física tecnológica que auxilia na concretização do modelo de aprendizagem que une o mundo digital com o concreto, como sala de informática, projetores nas salas de aula, netbooks e lousas digitais

    Sistema de ensino Anglo

    O sistema de ensino que escolhemos utilizar no Colégio é o Anglo. Ele associa a experiência e conhecimento dos professores que por ele passaram ao talento e garra dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC. O seu lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor, e a sua meta é uma só: ensino de qualidade, sendo um ótimo casamento com os nossos objetivos.

    Esse sistema de ensino caracteriza-se pela constante inovação e pioneirismo em mudanças marcantes na história da educação básica do país. Conta com um material didático completo que trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que tenham uma carreira escolar invejável. Além, dispõe de uma plataforma de ensino digital, o Plurall, que é repleta de materiais como vídeos, listas de exercício, apostilas digitais, e outros, para complementar os estudos dos alunos.

    O Anglo é percursor na busca por uma educação mais conectada com o dia-a-dia dos alunos, e alcançou renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade. E a regra de ‘aula dada, é aula estuda’, muito utilizada pelas escolas do sistema de ensino Anglo, se tornou um dos nossos dizeres no colégio.