Setembro Amarelo – Precisamos falar sobre isso!
Mike Emme foi o americano que deu origem ao movimento Setembro Amarelo. Mike era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade manual: ele havia restaurado e pintado de amarelo um Mustang 68, que virou sua marca pessoal. Porém, em 1994, quando Mike tinha 17 anos, ele cometeu suicídio. Infelizmente, nem a família, nem os amigos perceberam que havia algo que não estava bem. Em seu funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”.
Esse gestou ganhou repercussão na imprensa, e diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi, então, escolhida como símbolo da campanha que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Na cor amarela dessa campanha, vemos o amarelo do Mustang de Mike, que nos lembra que aquele que pensa em suicídio não quer morrer: quer mudar uma situação que considera imutável. As pessoas certas podem ajudar! ?
Pensando nisso, durante todo o mês de setembro, viemos trabalhando com os alunos a importância desse tema.
Por isso, foram realizadas diversas atividades que trabalham esse tema.
Segue abaixo o que cada turma realizou:
Jardim II: Foi realizado juntos com os alunos um desenho deles no papel Kraft, onde eles desenharam sobre as partes do corpo humano. Fechamos a atividade com uma roda de conversa sobre o cuidado com o nosso corpo, aonde não podemos deixar as pessoas tocarem.
1º: Trabalharam as cores das emoções. Em uma roda de conversa falaram dos seus sentimentos. Além disso, assistiram o vídeo “Acredite em você”. E por fim, realizaram uma atividade de arte onde escreveram palavras positivas.
2º: Iniciaram o Projeto Setembro Amarelo, falando sobre as emoções. Então, realizaram uma roda de conversa e juntos criaram uma tabela de cores para a emoções e cada criança pintou em uma folha as emoções que sentiram neste momento de isolamento e retorno as aulas. Após as crianças foram convidadas a falar sobre a emoção mais forte que sentiu, e dizer o porquê isso ocorreu. Depois, em aula para falar sobre a Tristeza assistiram o curta: “Fragmentos”. E após, em roda de conversa, as crianças foram convidadas a pensarem em o que podemos fazer para ajudar “o outro”. Eles escreveram frases motivacionais em lâmpadas, simbolizando a luz que podemos doar.
3º: Após assistirem vídeos que retratam como lidar com nossas emoções realizamos por meio de desenhos representar nossas emoções criando monstrinhos sobre nossos medos, angústias, tristezas, o amor e a coragem. Para encerrar a atividade, eles criaram os dois monstrinho; do AMOR e da CORAGEM.
4º: Os alunos confeccionaram uma árvore com recorte e colagens de bons sentimentos. A atividade foi integrada com a matéria de Arte. Durante as aulas, eles conversaram bastante sobre a importância de semear bons sentimentos, e aprender lidar com as nossas emoções e pensamentos negativos.
5º: Os alunos criaram bonecos Ribambelles, escreveram palavras carinhosas com intuito de passar para as pessoas que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. A atividade foi integrada com a matéria de Arte.
Além dessas atividade, o colégio promoveu palestras para discutir as emoções com os pais, intituladas: Palestras Setembro Amarelo.
Também, foram criados alguns conteúdos nas redes para discutir esses assuntos, como esse post: Como cuidar da saúde mental o ano todo.
E por fim, incentivamos a criação de uma campanha para o Setembro Amarelo, que foi postado nas redes sociais, e para conhecer a campanha, clique aqui: Torneio CMA Edição Setembro Amarelo.