Nesse dia 25 de setembro, aconteceu a nossa 18ª Feira Cultural, com o tema Diverti-ON. E não tem ninguém melhor para nos contar como que foi a feira, do que os professores responsáveis pelas salas.
Pensando nisso, pedimos um relato pessoal de cada professor sobre como foi toda a experiência.
Confira aqui:

Educação Infantil e 1º ano – Animação:
Mais um evento cheio de criatividade, dedicação e muito amor das professoras, alunos e familiares. As crianças ficaram encantadas e empolgadas com o tema ANIMAÇÃO. Foram desenvolvidas várias atividades sobre o tema durante as aulas, aguçando o interesse e curiosidade das crianças. E no dia 25.09 os alunos apresentaram os seus trabalhos e a cada apresentação aplausos e elogios eram dedicados. Apresentações Dignas de Oscar!!!
Momentos de entretenimento com os familiares que simplesmente amaram.

2º ano – Musicais:
Iniciamos o mês de setembro lendo, assistindo e trocando ideias sobre este estilo que marcou os teatro e cinemas, “Musicais” foi tema que ficou sob a responsabilidade da galerinha dos 2° anos A e B apresentar tudo o que aprenderam e descobriram sobre este grande entretenimento. Essa galera emocionou e encantou ao nos ensinar o que descobriram sobre a “História dos Musicais”, nosso sábado foi marcado com alegria, conhecimento e muita Arte! Nossa gratidão aos familiares que não mediram e criatividade para que nossos pequenos, grandes artistas fizessem um grande espetáculo.

A feira cultural que ocorreu no último sábado dia 25/09/2021 além do sucesso alcançado em todas as salas e em todas as apresentações, também nos mostrou que não há limites quando queremos realizar algo, foi a primeira vez que participei de uma feira cultural de forma remota e não pude deixar de perceber todo o carinho e cuidado que todos os alunos tiveram ao enviar seus vídeos apresentando seus assuntos, alguns fizeram ali mesmo na hora, e foi tão maravilhoso ver o desenvolvimento e o interesse deles em interagir, articular, estudar o assunto, criar seus painéis e apresentar para o público que o aplaudiu com muita felicidade.

É emocionante fazer parte da história dos alunos, é o que nos move para continuar tentando, tentando e tentando fazer cada vez melhor e quando podemos ver de alguma forma uma parcela do resultado das nossas ações refletidas em trabalhos como esses é simplesmente compensador, meus parabéns a todos os alunos, professores e ao colégio em geral. Fomos um sucesso, somos um sucesso e estamos formando vencedores, que venham as próximas.

3º ano – Comédia:
Ao apresentar o tema “comédia” para as crianças pensei de como desenvolver esse contexto tão rico e complexo, tendo como objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de interesse em aprender e de participar dentro de um contexto cultural de forma dinâmica, criativa e que por meio de atividades lúdicas pudessem se divertir.
Mas os alunos são surpreendentes e com o olhar mágico que eles possuem simplificaram de uma forma dinâmica, com essência e com riqueza a apresentação.
Cada um com sua característica e individualidade nos emocionaram com as apresentações que tornou esse dia especial tanto para os alunos como para os pais.

4º ano – Documentários:
Ao receber o tema da feira, fomos em busca de conhecimento para distribuir o trabalho. Achamos o tema desafiador e procuramos adaptá-lo da melhor maneira possível. No dia da feira , as crianças apresentaram com maestria seus trabalhos mesmo com algumas dificuldades, todos se empenharam demonstrando sua dedicação, autonomia , seriedade e comprometimento.

5º ano – Ficção Científica:
Num contexto de pandemia, nós aquecemos nossos corações, em ver mesmo em meio as dificuldades em elaborar um evento tão importante remotamente. Compreendemos que ainda não é momento estarmos juntos neste tipo de evento presencialmente,  mas nos predispomos em fazer o melhor, espalhando boa vontade, beleza, empenho, colaboração,  acreditando que tudo daria certo com muito sucesso. Juntos superamos as barreiras da distância e tivemos lindas apresentações, mostrando que mais uma vez somos capazes de ir além. Foi um momento de grandes aprendizados, trocas de experiências. Aos pouquinhos estamos voltando a vida “normal” sonhando com um futuro que aos poucos já estamos palpando com as aulas presenciais. Agradeço imensamente o privilégio de fazer parte deste projeto que a tantos anos segue nos surpreendendo, superando, e se adaptando, parabéns a toda equipe envolvida e principalmente aos alunos que sem os sonhos, empenho não seria possível a realização. #gratidão.

6º ano – Anime:
Por ser um tema que faz parte da vivência dos alunos do 6° ano, tornou-se uma experiência satisfatória de realização principalmente por eles pois, puderam explorar as diversas facetas que o assunto abrange e proporcionando domínio na confecção de cada objeto escolhidos por eles e também a melhor maneira de compartilhar o assunto com aqueles que participaram deste momento.

7º ano – Fantasia:
Fantasia…
Como definimos fantasia nessa 18ª Feira Cultural?
Segundo o dicionário, poderíamos definir fantasia como o que não tem existência real, mas apenas ideal.
Como assim? Como dizer que não tem existência real quando presenciamos heróis e heroínas, vivenciamos cenários fantásticos e nos transportaram para uma realidade paralela.
Nos vimos em meio a teias e não era somente do Homem Aranha. Eram teias de saberes.
Vimos coisas preciosas e não eram anéis. Eram olhinhos brilhantes em pensamentos e ideias saltitantes. Coisas mágicas que não saíram de varinhas, mas que nos fizeram ficar boquiabertos com tanta criatividade, empenho e imaginação.
Se procurássemos no mesmo dicionário, a definição que cabe no momento é que fantasia pode ser uma pequena obra de arte em que o autor se deixar levar pela imaginação caprichosa. Já que é assim que não nos falte imaginação e nem capricho.

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. (Tio Bem Parker – Filme Homem Aranha)

8º ano – Ação:
Bom dia, com relação ao relato da Feira Cultural, eu tive algumas dificuldades com relação ao desenvolvimento do trabalho com relação ao tema, no sentido de escolhas de títulos seja livros, filmes, games etc… Pois o gênero ação é um gênero que pode ser híbrido, pode estar relacionado a qualquer outro, foi bem difícil encontrar títulos que fossem apenas ação, eu também encontrei dificuldades no trabalho com a turma, de primeiro momento houve um grande entusiasmo por parte dos educandos, houveram muitas ideias porém ao saberem que o evento seria realizado de maneira online, houve uma desmotivação que dificilmente foi superada, conversei com eles por algumas vezes de maneira honesta, pois eu estava vendo a feira acontecer em todo canto escolar menos na minha sala, não por falta de conversa e organização mas por falta de entusiasmo, mesmo que eu entrasse com energia e gás parece que nada os contagiava. O fato de estar sozinha com uma turma também foi um fator considerável, na organização de ideias principalmente no dia da apresentação, pois eu precisava estar o tempo todo com eles para avaliação e acompanhamento das apresentações. De modo geral eu estive muito apreensiva ao longo dos dias pré evento, pois eles foram uma caixinha de surpresas eu só recebi um retorno deles dois dias antes da feira, com as ideias deles, até mesmo o tirar dúvidas e pedir sugestões eu tive um retorno maior dentro desses dois dias que antecederam o evento; mas ainda assim com tudo isso eu obtive bons resultados, trabalhos e soluções diferentes para apresentações, muitos se dedicaram ao máximo na produção e processo criativo de cenário e figurino.

9º ano – Drama:
A 18º Feira Cultural do CMA foi uma busca pela consciência histórica do cinema. Passeamos por diversos estilos usados na cinematografia e conseguimos mostrar aos telespectadores a importância e o nascimento de cada estilo. O 9º ano apresentou o “Drama” que nasceu ainda na antiguidade com os poemas de Homero. Os alunos contaram a história da saga da ilíada e odisseia, passamos pelo Inferno de Dante Aligjieri, contado no livro a “Divina Comédia”, passaram por filmes e jogos contemporâneo que contam o Drama na atualidade. No contexto geral a feira serviu para aprimorar e aumentar o conhecimento dos pais e familiares que assistiram nossas apresentações.

1º ano do Ensino Médio – Romance:
A 18º Feira Cultural do CMA foi uma busca pela consciência histórica do cinema. Passeamos por diversos estilos usados na cinematografia e conseguimos mostrar aos telespectadores a importância e o nascimento de cada estilo. O 9º ano apresentou o “Drama” que nasceu ainda na antiguidade com os poemas de Homero. Os alunos contaram a história da saga da ilíada e odisseia, passamos pelo Inferno de Dante Aligjieri, contado no livro a “Divina Comédia”, passaram por filmes e jogos contemporâneo que contam o Drama na atualidade. No contexto geral a feira serviu para aprimorar e aumentar o conhecimento dos pais e familiares que assistiram nossas apresentações.

2º ano do Ensino Médio – Suspense:
A Feira Cultural do CMA de 2021 foi uma troca de experiência efetivada por alunos e professores, que possibilitou um aprendizado significativo dos temas apresentados.
Com apresentações diversificadas, os alunos buscaram passar o conhecimento adquirido e encantar o público, mesmo que virtualmente, proporcionando um momento de vivência entre as famílias e o Colégio.
Diante do êxito do evento, quero parabenizar todo o corpo docente e discente pelo excelente trabalho realizado.

3º ano do Ensino Médio – Terror:
A feira cultural com o terceiro ano do ensino médio foi emocionante, todos estavam comprometidos. Durante as apresentações os alunos estavam empenhados e foi um momento descontraído e com muitas risadas.

Ficha de matrícula


    SimNão



    SimNão

    SimNão

    IndicaçãoRedes SociaisOutro meio

    Vínculo com a família

    Acreditamos firmemente que a união entre o Colégio e a família é essencial para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional completo e tranquilo. Um dos benefícios entre a proximidade Família e Escola, é poder, juntos, alinhar as expectativas em cima do ensino e da evolução das habilidades socioemocionais, que tornarão os alunos em membros críticos e ativos da comunidade, afinal o objetivo comum dessa relação é oferecer ao aluno, boas condições de crescimento e aprendizagem.

    Dedicamo-nos sempre para ter um convívio próximo com os pais, de forma que estejam sempre cientes dos passos de seus filhos no colégio. É através de contatos on-line e pessoais, sejam eles pré-agendados ou no dia a dia normal da escola, que todas as áreas do colégio buscam fortificar esse vínculo e sempre e colocar-se à disposição das famílias. Para que o contato seja constante e efetivo, assim, independente do formato, no colégio, buscamos sempre envolver as famílias na nossa cultura de ensino humana.

    Projetos e eventos

    Durante todo o ano letivo realizamos diversos eventos e projetos pedagógicos que contam com muito envolvimento da família e da comunidade. Esses projetos e eventos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os alunos, de maneira mais eficiente do que no dia a dia da escola, e por isso se tornam um pilar importante da nossa proposta educacional.

    Eventos como Feira Cultural e Festa Regional oferecem um momento único para reunir no colégio, todas as pessoas responsáveis por dar vida ao processo educacional dos alunos, e são tão impactantes na vida dos estudantes, que comumente contam com a presença de diversos aluminis. O jeito Mundo Atual de fazer educação preza pela dedicação e amor em todos os momentos, fazendo com que os eventos realizados sejam uma ótima oportunidade para mostrar para toda a comunidade escolar, o quanto que os nossos alunos são capazes de expressar seus conhecimentos e habilidades.

    Além, projetos pedagógicos realizados durante as aulas e no dia a dia do colégio, também se mostram importantes, pois diversificam o modelo das aulas e o clima no colégio e com os seus diversos formatos, desafiam os alunos a realizarem atividades e solucionar problemas. Projetos como Webdesafio e Páscoa Solidária são exemplos de como momentos desafiantes unem a comunidade escolar e trabalham tanto o pedagógico, quanto a solidariedade com os alunos.

    Ensino humano

    Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido o rompimento dos padrões e sua capacidade de produzir e se adequar às mudanças sociais. Acredita-se que educar não é apenas instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare o aluno para a vida. Considerando esses pontos, o pilar de Ensino Humano, busca justamente enxergar o aluno como um ser humano único, com uma tratativa repleta de cuidado e afeto.

    Essa atuação é concretizada com a nossa cultura escolar, que sempre incentiva o envolvimento de todas as partes da nossa comunidade, tendo por consequência a sensação de lar no nosso ambiente físico. O ensino de habilidades socioemocionais e socioambientais complementam essa cultura.

    Em todas as frentes do colégio, do pessoal de atendimento à direção, da inspeção de alunos à coordenação, e todos as outras áreas, fazemos o possível para auxiliar no ensino dos alunos, de forma que a preocupação não é só a educação formal, mas inclusive a cívica, ética e socioambiental. Entendemos que estamos moldando cidadãos que ajudarão a melhorar o mundo, e todos fazem parte desse processo.

    Base legal

    Assim como descrito no valor de Integridade do Colégio, trabalhamos de maneira íntegra no cumprimento das leis, por isso que uma base legal forte é um dos pilares da nossa proposta educacional. Juntamente com a culta escolar humana, baseamo-nos na ideia justiça e equidade para trabalhar e para ensinar os nossos alunos, para que assim se tornem cidadãos éticos. Todos os processos realizados no Colégio são norteados pelas leis e normas determinados pelos órgãos responsáveis.

    Uma dessas normas que influencia toda a proposta educacional é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determina quais são os conteúdos que serão passados aos alunos em cada um dos anos de sua carreira escolar. Além, essa regulamentação tem um perfeito casamento com a nossa metodologia, abordagem e sistema de ensino que buscam sempre aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais dos alunos.

    Componentes curriculares

    Os componentes curriculares seriam como os ingredientes chave dessa receita de sucesso. Evidente que junto deles, todos os outros pilares seriam partes importantes, porém, os componentes são conteúdos indispensáveis determinados pelo governo para a educação básica. Observe como dividimos nos seguimentos os componentes curriculares:

    • Educação infantil
    • Educação fundamental (anos iniciais)
    • Educação fundamental (anos finais)
    • Ensino médio

    Metodologias ativas

    A Metodologia Ativa de Aprendizagem é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Os benefícios dessa metodologia consistem em desenvolver a autonomia, confiança, protagonismo, colaboração, senso crítico, empatia e responsabilidade do aluno. Por isso, ela se torna um pilar essencial na nossa proposta educacional.
    Essa metodologia é composta por 5 elementos, e todos são utilizados de forma que complementa a própria avaliação de desempenho ao final de cada trimestre, pois abordam áreas importantes no desenvolvimento educacional. Confia abaixo os 5 elementos:

    • Aprendizagem baseada em projetos: desafia os alunos a adquirir conhecimento por meio da solução colaborativa de projetos.
    • Aprendizagem baseada em problemas: proporciona o aluno a desenvolver capacidade de construir aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe às situações motivadoras e o prepara para o mundo.
    • Sala de aula invertida: o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
    • Aprendizagem entre pares ou times: proporciona a oportunidade, seja em um estudo de caso ou em um projeto, que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que acreditamos ser benéfico na busca pelo conhecimento, e no mercado de trabalho.

    Tecnologia

    A tecnologia se torna um pilar importante na nossa proposta educacional, ao passo que ela faz parte do dia a dia de nossos alunos. Uma das nossas abordagens de ensino é o incentivo do seu uso de maneira consciente e responsável. Os nossos professores instigam os alunos a aprender a buscar informações confiáveis e de qualidade na rede, além de utilizar na explicação de conteúdos e na avaliação dos conhecimentos, a plataforma Plurall.

    Além disso, o colégio conta com uma estrutura física tecnológica que auxilia na concretização do modelo de aprendizagem que une o mundo digital com o concreto, como sala de informática, projetores nas salas de aula, netbooks e lousas digitais

    Sistema de ensino Anglo

    O sistema de ensino que escolhemos utilizar no Colégio é o Anglo. Ele associa a experiência e conhecimento dos professores que por ele passaram ao talento e garra dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC. O seu lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor, e a sua meta é uma só: ensino de qualidade, sendo um ótimo casamento com os nossos objetivos.

    Esse sistema de ensino caracteriza-se pela constante inovação e pioneirismo em mudanças marcantes na história da educação básica do país. Conta com um material didático completo que trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que tenham uma carreira escolar invejável. Além, dispõe de uma plataforma de ensino digital, o Plurall, que é repleta de materiais como vídeos, listas de exercício, apostilas digitais, e outros, para complementar os estudos dos alunos.

    O Anglo é percursor na busca por uma educação mais conectada com o dia-a-dia dos alunos, e alcançou renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade. E a regra de ‘aula dada, é aula estuda’, muito utilizada pelas escolas do sistema de ensino Anglo, se tornou um dos nossos dizeres no colégio.