Outubro, é tido também como o mês das crianças, realizamos diversas atividades no colégio neste mês, e não podíamos deixar de retratar tudo o que aconteceu, mas com a visão de cada professor. Confira os relatos e rememore a criança que existe dentro de cada um.

Jardim I e Jardim II:

O mês de Outubro das crianças foi repleto de atividades diferenciadas e momentos especiais.
Realizamos a junção das salas para uma interação, fazendo com que as crianças se divertissem ao máximo possível dentro do protocolo de distanciamento. No piquenique tivemos um momento de comer o lanche de uma forma diferenciada e depois dançamos muito ao som de músicas infantis. Em outro momento realizamos gincanas e brincadeiras envolvendo bexigas e bolas. Realizamos também confecção de brinquedos feito por eles, onde puderam expressar sua criatividade.

Pré-escola:

No mês das crianças, as turmas da Educação Infantil realizaram atividades em conjunto para uma maior interação entre as crianças e o ambiente escolar.

Trabalhamos com o “Lúdico” através de jogos, brincadeiras, piquenique (decoramos o ambiente de acordo com tema “alimentação saudável) e momentos da contação de histórias com fantoches. Com a “Expressão corporal” trabalhamos através de gincanas de obstáculos entre as turmas (com entregas de medalhas no final da atividade), desfile de fantasias e a nossa baladinha com músicas que as crianças adoram. Com a “Expressão artísticas” foi trabalhado através de oficinas de brinquedos, com materiais recicláveis (estimulando a conscientização) e show de talentos.

Busquei trabalhar principalmente com o brincar e a interação entre as turmas, respeitando totalmente os protocolos de distanciamento, porque uma criança brincando é uma criança feliz. E eles adoraram todas as atividades, podemos identificar a expressão de alegria no rostinho de casa criança.

1° ano:

O mês de outubro teve um gostinho das coisas voltando acontecer no âmbito escolar de uma forma divertida e alegre. Mesmo ainda com restrição, seguindo todas as orientações de distanciamento as crianças puderam partilhar e interagir na semana das crianças. Tivemos atividades lúdicas como o dia do colorido, do rosa e do cosplay. Eles amaram!!

Realizaram oficinas onde construíram seus brinquedos “a lanterna mágica” ciência com diversão. Ficaram encantados ao ver seus desenhos refletidos na parede – sombras. Cada dia era uma surpresa para eles. Com o pop-it gigante realizaram vários desafios. Foi lindo ver alegria deles se divertindo e pedindo bis!!

Outubro também foi de conscientização do cuidado de si e do outro. Por meio de vídeos, roda de conversa e atividades lúdicas abordamos o tema outubro rosa. Aprenderam a importância do toque de amor e dentro do contexto do cuidado/saúde puderam compartilhar essas questões tão importantes com seus familiares demonstrando conhecimento, carinho e protagonismo.

E não posso esquecer o dia dos professores. Que foi comemorado com muito amor e gratidão.

2° ano A e B

O mês de outubro é um dos mais esperado pelas crianças e a turminha do 2 ° ano estava contado os dias para a chegada da nossa “Semana das crianças!

Nas aulas de ética o tema foi “Brinquedos e brincadeiras, de ontem e hoje”, assistimos vídeos, vimos imagens e em roda de conversa as crianças falaram sobre gostos, sonhos e suas vivências.

Dentro deste contexto o uniforme deu lugar ao dia do colorido, do Rosa e claro, o dia da Fantasia. A cada dia realizamos atividades onde todos se divertiram, criaram e sonharam.
No dia do colorido o objetivo foi resgatar brincadeiras antigas e a turminha brincou e dançou até cansar…
Confeccionamos um cartão onde registraram seu carinho e incentivo, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do cuidado de si, neste dia os alunos abraçaram a campanha e além de vestirem uma peça Rosa, pintarem cabelo com spray e finalizamos o período confeccionando um fantoche, utilizando material reciclável e os alunos esbanjaram sua criatividade.

Para terminar a semana as professoras fizeram a abertura de nosso “Sarau – Histórias e Espetáculos”, e os alunos se divertiram assistindo a história “Faniquito e siricutico no mosquito”, dando continuidade ao Sarau, os alunos apresentaram de forma encantadora temas diversos, mostrando suas habilidades.

Finalizamos o mês das Crianças com a confecção de máscaras que marcaram a história do teatro, nossos artistas com certeza seriam estrelas na Grécia antiga, pois divertimos ouvindo, entre risos, meninos e meninas bradarem: – Eu sou Dionísio!

3º ano:

O mês de outubro foi repleto de atividades desafiadoras com o objetivo de propiciar aos alunos entretenimento, diversão e aprendizagem.

Na semana das crianças realizamos atividades lúdicas variadas com a turma dos 3º A e B.

Dentro do contexto foi promovida atividades extraclasse provocando o interesse por brincadeiras e brinquedos trazendo a temática do brincar fazendo uma reflexão e associação a tecnologia de antes e depois salientando que também se aprende brincando.

No decorrer da semana construímos instrumentos musicais com material reciclado, tendo como objetivo trabalhar semelhanças e as diferenças entre sons com muita criatividade.

Assistiram vídeos educativos e interativos sobre brincadeiras e brinquedos de comunidades tradicionais que mostrou as diferentes formas de brincar. Esses vídeos proporcionaram aos alunos conhecimento e muita vontade de brincar de escorregar no papelão, empinar pipa e de até andar de carrinho de caixote.

A curiosidade da turma foi finalizada com vários registros gráficos de brinquedos de antes e depois e encerramos a semana com uma peça teatral realizada pelas professoras.

4° ano:

O mês de outubro não é para comemorar em somente um dia, “o dia das crianças” e sim um mês de muita alegria, diversão e conscientização. As crianças contam os dias, pois aguardam um momento especial.

Com isso as professoras prepararam com muito carinho algumas atividades para serem desenvolvidas ao longo mês.

Combinamos com os alunos para usarem roupas diferentes no dia do colorido, onde puderam usar de sua criatividade e alegria. Os alunos do 4º ano trouxeram spray para os cabelos, separamos momentos para dança, zumba e etc.

Como o mês de outubro também é um mês de conscientização, realizamos rodas de conversas, assistimos vídeos e confeccionamos os laços do “Outubro Rosa”. Com o objetivo de ressaltar a importância do autocuidado, durante a aula alongamos o corpo e relembramos que é importante exercitar o corpo, ter uma alimentação saudável.

O dia mais esperado com certeza foi o dia do cospley/ fantasias…Nesse dia também houve as apresentações dos alunos em História e Espetáculos/Sarau onde os alunos recitaram os cordéis com a história da sua autobiografia. E para encerrar esse dia tão especial os alunos se divertiram assistindo a história “Faniquito e siricutico no mosquito” dramatizada pelas professoras.

Assistimos durante o mês duas lives da EMME , a primeira: “Menino tom” (autista) e confeccionamos um pássaro de dobraduras mensageiro de palavras positivas e também “A Cozinha do tio Vi” com muitas receitas de guloseimas com o tema do Halloween.

Encerramos as atividades desse maravilhoso mês com o estudo e confecções de máscaras. Realizamos uma roda de conversa sobre a histórias das máscaras e depois os alunos confeccionaram com autonomia e material reciclável sua linda máscara.

 

Foram momentos agradáveis e divertido, mesmo seguindo os protocolos de segurança nos divertimos muito e as criança do online puderam acompanhar normalmente.

5° ano:

Enfim outubro chegou, mês de lembrar e celebrar!!!

Nós do 5º A e B arrumamos um jeitinho divertido para explorarmos a imaginação, criatividade foi bem divertido.

Realizamos muitas brincadeiras dentre elas:

O dia do Colorido, desafios de acerte ao alvo;

Dia do Rosa, várias atividades remetendo ao Outubro Rosa, com objetivo de lembrar a importância do cuidar, e principalmente do auto cuidar, confecção de bandanas e (dança das cadeiras(5ºA))

E o tão esperado dia do Cosplay/ fantasias, fizeram algumas apresentações de receitas, mágicas, canto, piadas entre outros, desafio acerte qual é o filme ou série /Pop It siga os comandos e (os alunos do 5ºB se divertiram assistindo a história “Faniquito e siricutico no mosquito” dramatizada pelas professoras).

Também não poderia deixar de citar as lives de Histórias e Espetáculos que estimulam nossos educandos a dramatizar, criar, imaginar, sonhar, etc… Neste mês fomos privilegiados com duas lives 1° assistimos a do “Menino tom” (autista) e confeccionamos um pássaro de dobraduras mensageiro de palavras positivas e a 2° assistimos “A Cozinha do tio Vi” (receitas de guloseimas Halloween). Estas receitas as crianças produziram em casa.

Porém aproveitamos para um bom bate papo, conversar sobre as peças teatrais fazendo a observação que uns usam máscaras que eram instrumentos essenciais no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego… Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, sentimentos, podiam representar personagens de ambos os sexos”.

Portanto não podíamos deixar de confeccionar uma máscara com objetivo de representar o teatro.

Foi um mês muito produtivo com o objetivo de muita descontração, todos os dias nos desafiou a ser cada dia melhores, presencialmente ou virtualmente é um grande aprendizado.

Obs: Para a semana dos desafios a professora Divina preparou um bóton de papel foto (adesivo) com o logotipo escrito “Eu participei da semana divertida do C M A.

Ficha de matrícula


    SimNão



    SimNão

    SimNão

    IndicaçãoRedes SociaisOutro meio

    Vínculo com a família

    Acreditamos firmemente que a união entre o Colégio e a família é essencial para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional completo e tranquilo. Um dos benefícios entre a proximidade Família e Escola, é poder, juntos, alinhar as expectativas em cima do ensino e da evolução das habilidades socioemocionais, que tornarão os alunos em membros críticos e ativos da comunidade, afinal o objetivo comum dessa relação é oferecer ao aluno, boas condições de crescimento e aprendizagem.

    Dedicamo-nos sempre para ter um convívio próximo com os pais, de forma que estejam sempre cientes dos passos de seus filhos no colégio. É através de contatos on-line e pessoais, sejam eles pré-agendados ou no dia a dia normal da escola, que todas as áreas do colégio buscam fortificar esse vínculo e sempre e colocar-se à disposição das famílias. Para que o contato seja constante e efetivo, assim, independente do formato, no colégio, buscamos sempre envolver as famílias na nossa cultura de ensino humana.

    Projetos e eventos

    Durante todo o ano letivo realizamos diversos eventos e projetos pedagógicos que contam com muito envolvimento da família e da comunidade. Esses projetos e eventos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os alunos, de maneira mais eficiente do que no dia a dia da escola, e por isso se tornam um pilar importante da nossa proposta educacional.

    Eventos como Feira Cultural e Festa Regional oferecem um momento único para reunir no colégio, todas as pessoas responsáveis por dar vida ao processo educacional dos alunos, e são tão impactantes na vida dos estudantes, que comumente contam com a presença de diversos aluminis. O jeito Mundo Atual de fazer educação preza pela dedicação e amor em todos os momentos, fazendo com que os eventos realizados sejam uma ótima oportunidade para mostrar para toda a comunidade escolar, o quanto que os nossos alunos são capazes de expressar seus conhecimentos e habilidades.

    Além, projetos pedagógicos realizados durante as aulas e no dia a dia do colégio, também se mostram importantes, pois diversificam o modelo das aulas e o clima no colégio e com os seus diversos formatos, desafiam os alunos a realizarem atividades e solucionar problemas. Projetos como Webdesafio e Páscoa Solidária são exemplos de como momentos desafiantes unem a comunidade escolar e trabalham tanto o pedagógico, quanto a solidariedade com os alunos.

    Ensino humano

    Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido o rompimento dos padrões e sua capacidade de produzir e se adequar às mudanças sociais. Acredita-se que educar não é apenas instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare o aluno para a vida. Considerando esses pontos, o pilar de Ensino Humano, busca justamente enxergar o aluno como um ser humano único, com uma tratativa repleta de cuidado e afeto.

    Essa atuação é concretizada com a nossa cultura escolar, que sempre incentiva o envolvimento de todas as partes da nossa comunidade, tendo por consequência a sensação de lar no nosso ambiente físico. O ensino de habilidades socioemocionais e socioambientais complementam essa cultura.

    Em todas as frentes do colégio, do pessoal de atendimento à direção, da inspeção de alunos à coordenação, e todos as outras áreas, fazemos o possível para auxiliar no ensino dos alunos, de forma que a preocupação não é só a educação formal, mas inclusive a cívica, ética e socioambiental. Entendemos que estamos moldando cidadãos que ajudarão a melhorar o mundo, e todos fazem parte desse processo.

    Base legal

    Assim como descrito no valor de Integridade do Colégio, trabalhamos de maneira íntegra no cumprimento das leis, por isso que uma base legal forte é um dos pilares da nossa proposta educacional. Juntamente com a culta escolar humana, baseamo-nos na ideia justiça e equidade para trabalhar e para ensinar os nossos alunos, para que assim se tornem cidadãos éticos. Todos os processos realizados no Colégio são norteados pelas leis e normas determinados pelos órgãos responsáveis.

    Uma dessas normas que influencia toda a proposta educacional é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determina quais são os conteúdos que serão passados aos alunos em cada um dos anos de sua carreira escolar. Além, essa regulamentação tem um perfeito casamento com a nossa metodologia, abordagem e sistema de ensino que buscam sempre aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais dos alunos.

    Componentes curriculares

    Os componentes curriculares seriam como os ingredientes chave dessa receita de sucesso. Evidente que junto deles, todos os outros pilares seriam partes importantes, porém, os componentes são conteúdos indispensáveis determinados pelo governo para a educação básica. Observe como dividimos nos seguimentos os componentes curriculares:

    • Educação infantil
    • Educação fundamental (anos iniciais)
    • Educação fundamental (anos finais)
    • Ensino médio

    Metodologias ativas

    A Metodologia Ativa de Aprendizagem é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Os benefícios dessa metodologia consistem em desenvolver a autonomia, confiança, protagonismo, colaboração, senso crítico, empatia e responsabilidade do aluno. Por isso, ela se torna um pilar essencial na nossa proposta educacional.
    Essa metodologia é composta por 5 elementos, e todos são utilizados de forma que complementa a própria avaliação de desempenho ao final de cada trimestre, pois abordam áreas importantes no desenvolvimento educacional. Confia abaixo os 5 elementos:

    • Aprendizagem baseada em projetos: desafia os alunos a adquirir conhecimento por meio da solução colaborativa de projetos.
    • Aprendizagem baseada em problemas: proporciona o aluno a desenvolver capacidade de construir aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe às situações motivadoras e o prepara para o mundo.
    • Sala de aula invertida: o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
    • Aprendizagem entre pares ou times: proporciona a oportunidade, seja em um estudo de caso ou em um projeto, que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que acreditamos ser benéfico na busca pelo conhecimento, e no mercado de trabalho.

    Tecnologia

    A tecnologia se torna um pilar importante na nossa proposta educacional, ao passo que ela faz parte do dia a dia de nossos alunos. Uma das nossas abordagens de ensino é o incentivo do seu uso de maneira consciente e responsável. Os nossos professores instigam os alunos a aprender a buscar informações confiáveis e de qualidade na rede, além de utilizar na explicação de conteúdos e na avaliação dos conhecimentos, a plataforma Plurall.

    Além disso, o colégio conta com uma estrutura física tecnológica que auxilia na concretização do modelo de aprendizagem que une o mundo digital com o concreto, como sala de informática, projetores nas salas de aula, netbooks e lousas digitais

    Sistema de ensino Anglo

    O sistema de ensino que escolhemos utilizar no Colégio é o Anglo. Ele associa a experiência e conhecimento dos professores que por ele passaram ao talento e garra dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC. O seu lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor, e a sua meta é uma só: ensino de qualidade, sendo um ótimo casamento com os nossos objetivos.

    Esse sistema de ensino caracteriza-se pela constante inovação e pioneirismo em mudanças marcantes na história da educação básica do país. Conta com um material didático completo que trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que tenham uma carreira escolar invejável. Além, dispõe de uma plataforma de ensino digital, o Plurall, que é repleta de materiais como vídeos, listas de exercício, apostilas digitais, e outros, para complementar os estudos dos alunos.

    O Anglo é percursor na busca por uma educação mais conectada com o dia-a-dia dos alunos, e alcançou renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade. E a regra de ‘aula dada, é aula estuda’, muito utilizada pelas escolas do sistema de ensino Anglo, se tornou um dos nossos dizeres no colégio.