Vestibular

Dia 24 de maio é celebrado o Dia do Vestibulando. A data é uma homenagem aos estudantes que se preparam para o vestibular em busca da tão sonhada faculdade.  

Este período na vida de um aluno costuma ser muito intenso, pois exige muito esforço e horas diárias de estudo. É comum se sentir um pouco perdido e sem saber por onde começar. Por isso, separamos algumas dicas para você passar por esse período ainda mais preparado e de forma leve, adequando tudo de forma realista à sua rotina. Confira: 

Revise e reforce o que aprendeu 

Separe um tempo para revisar regularmente o material estudado. Isso ajuda a fixar o aprendizado e a identificar áreas que precisam de mais atenção. Aproveite para estudar o conteúdo visto em sala de aula e fazer as atividades propostas pelos professores ao chegar em casa.  

Teste seu conhecimento 

Utilize testes práticos, quizzes ou simulados de vestibulares anteriores. Essa prática ajuda a reforçar a memória, além de uma oportunidade de praticar os seus conhecimentos e recuperar conteúdos que não estavam frescos na memória.  

Ambiente adequado 

Mantenha o ambiente organizado, sem distrações. Se possível, em um cômodo que não haja interrupções ou barulhos externos. Organize a mesa em que vai estudar, pois um local limpo e organizado, contribui para a concentração e a produtividade.  

Faça pausas 

Fazer pausas é crucial para preservar a concentração e eficiência nos estudos. Você pode praticar atividades físicas, ter hobbies, passear com a família ou amigos, ter contato com a natureza e, principalmente, manter uma rotina de sono adequada. Uma mente descansada produz de forma eficiente.  

Busque ajuda 

Sempre que tiver dúvida, procure seus professores, tutores ou colegas de classe. Não hesite em fazer perguntas durante as aulas, sua dúvida pode ser a mesma que a de outro colega.  

Além disso, esse período pode ser estressante, então busque ajuda de familiares, amigos ou profissionais. Não passe por isso sozinho(a).  

Palavra de vestibulando  

Ao chegar no 3° Ano do Ensino Médio, as provas se aproximam ainda mais, podendo gerar ansiedade e insegurança. Por isso, conversamos com três alunos, Daniel, Davi e Maria, do 3° EM, que farão neste domingo, dia 26, como treineiros, o vestibular para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).  

Para Daniel, fazer uma prova como treineiro é importante para uma melhor adaptação e preparação, pois, assim, saberá como enfrentar os vestibulares futuros e a como se adaptar a elas.  

Enquanto isso, Davi fala que enxerga os vestibulares como uma oportunidade de fazer a faculdade de Programação e entrar no mercado de trabalho. Ele também fala sobre a preocupação com o seu desempenho e a comparação. “Acabamos nos comparando com o outro e esquecemos de ver que são nossos amigos”. 

Já Maria, diz que ainda não caiu a ficha sobre terminar a fase escolar, mas que sente um pouco de medo do que será do futuro. “Eu penso: acabou o vestibular, e o que vai ser agora?”, desabafa a aluna. 

De acordo com Cinthia, psicóloga do CMA, esse período de transição, encerramento de um ciclo e mudança na rotina, pode se tornar um causador de ansiedade, representando um possível distanciamento dos colegas da escola e a perda de um ambiente seguro. 

“Considerando que a ansiedade faz parte deste período, ela pode ser utilizada como motivação de estudo e preparo para o vestibular, sendo crucial o cuidado para que a ansiedade e as autocobranças não se tornem excessivas, a ponto de prejudicar o estudante, antes e durante a realização das provas”, declara a psicóloga. 

Além disso, ela ressalta que muitos jovens encaram a escolha da profissão como uma decisão que farão pelo resto de suas vidas, não enxergando, neste momento, que escolhas e caminhos podem ser repensados ao longo da vida. 

Rotina de estudo

Rotina 

Para Maria, o hábito é essencial para manter uma rotina de estudos. Mesmo com um dia corrido, ela sabe que, sempre naquele mesmo horário, precisa estudar e se dedicar à rotina que definiu.  

“Mais importante do que ter uma rotina, é manter a disciplina e não apenas se distrair o dia inteiro. É essencial saber lidar melhor com o tempo e não ter medo dele, mas enxergar ele como um aliado para os estudos”, declara Davi. 

Daniel fala que manter uma rotina não é fácil, mas estudar garante um aprendizado e a manter o conteúdo na mente, facilitando ao responder uma questão na prova por já ter estudado sobre o assunto.  

Inscrições para o Enem 2024 

Se você está passando por todo esse processo que citamos ao longo do texto, então não perca a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que começa dia 27/05 e vai até 07/06. As provas acontecerão nos dias 03 e 10/11. Além disso, alunos do 2º ano do Ensino Médio têm a oportunidade de se inscrever como treineiros, dando um passo importante na preparação para o ano de vestibular.  

Portanto, aproveite essa fase de sua vida para se dedicar, porém, não esqueça de apreciar as coisas boas em sua volta. Lembre-se, um resultado não te define. 

Ficha de matrícula


    SimNão




    SimNão


    SimNão


    IndicaçãoRedes SociaisOutro meio



    Vínculo com a família

    Acreditamos firmemente que a união entre o Colégio e a família é essencial para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional completo e tranquilo. Um dos benefícios entre a proximidade Família e Escola, é poder, juntos, alinhar as expectativas em cima do ensino e da evolução das habilidades socioemocionais, que tornarão os alunos em membros críticos e ativos da comunidade, afinal o objetivo comum dessa relação é oferecer ao aluno, boas condições de crescimento e aprendizagem.

    Dedicamo-nos sempre para ter um convívio próximo com os pais, de forma que estejam sempre cientes dos passos de seus filhos no colégio. É através de contatos on-line e pessoais, sejam eles pré-agendados ou no dia a dia normal da escola, que todas as áreas do colégio buscam fortificar esse vínculo e sempre e colocar-se à disposição das famílias. Para que o contato seja constante e efetivo, assim, independente do formato, no colégio, buscamos sempre envolver as famílias na nossa cultura de ensino humana.

    Projetos e eventos

    Durante todo o ano letivo realizamos diversos eventos e projetos pedagógicos que contam com muito envolvimento da família e da comunidade. Esses projetos e eventos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os alunos, de maneira mais eficiente do que no dia a dia da escola, e por isso se tornam um pilar importante da nossa proposta educacional.

    Eventos como Feira Cultural e Festa Regional oferecem um momento único para reunir no colégio, todas as pessoas responsáveis por dar vida ao processo educacional dos alunos, e são tão impactantes na vida dos estudantes, que comumente contam com a presença de diversos aluminis. O jeito Mundo Atual de fazer educação preza pela dedicação e amor em todos os momentos, fazendo com que os eventos realizados sejam uma ótima oportunidade para mostrar para toda a comunidade escolar, o quanto que os nossos alunos são capazes de expressar seus conhecimentos e habilidades.

    Além, projetos pedagógicos realizados durante as aulas e no dia a dia do colégio, também se mostram importantes, pois diversificam o modelo das aulas e o clima no colégio e com os seus diversos formatos, desafiam os alunos a realizarem atividades e solucionar problemas. Projetos como Webdesafio e Páscoa Solidária são exemplos de como momentos desafiantes unem a comunidade escolar e trabalham tanto o pedagógico, quanto a solidariedade com os alunos.

    Ensino humano

    Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido o rompimento dos padrões e sua capacidade de produzir e se adequar às mudanças sociais. Acredita-se que educar não é apenas instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare o aluno para a vida. Considerando esses pontos, o pilar de Ensino Humano, busca justamente enxergar o aluno como um ser humano único, com uma tratativa repleta de cuidado e afeto.

    Essa atuação é concretizada com a nossa cultura escolar, que sempre incentiva o envolvimento de todas as partes da nossa comunidade, tendo por consequência a sensação de lar no nosso ambiente físico. O ensino de habilidades socioemocionais e socioambientais complementam essa cultura.

    Em todas as frentes do colégio, do pessoal de atendimento à direção, da inspeção de alunos à coordenação, e todos as outras áreas, fazemos o possível para auxiliar no ensino dos alunos, de forma que a preocupação não é só a educação formal, mas inclusive a cívica, ética e socioambiental. Entendemos que estamos moldando cidadãos que ajudarão a melhorar o mundo, e todos fazem parte desse processo.

    Base legal

    Assim como descrito no valor de Integridade do Colégio, trabalhamos de maneira íntegra no cumprimento das leis, por isso que uma base legal forte é um dos pilares da nossa proposta educacional. Juntamente com a culta escolar humana, baseamo-nos na ideia justiça e equidade para trabalhar e para ensinar os nossos alunos, para que assim se tornem cidadãos éticos. Todos os processos realizados no Colégio são norteados pelas leis e normas determinados pelos órgãos responsáveis.

    Uma dessas normas que influencia toda a proposta educacional é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determina quais são os conteúdos que serão passados aos alunos em cada um dos anos de sua carreira escolar. Além, essa regulamentação tem um perfeito casamento com a nossa metodologia, abordagem e sistema de ensino que buscam sempre aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais dos alunos.

    Componentes curriculares

    Os componentes curriculares seriam como os ingredientes chave dessa receita de sucesso. Evidente que junto deles, todos os outros pilares seriam partes importantes, porém, os componentes são conteúdos indispensáveis determinados pelo governo para a educação básica. Observe como dividimos nos seguimentos os componentes curriculares:

    • Educação infantil
    • Educação fundamental (anos iniciais)
    • Educação fundamental (anos finais)
    • Ensino médio

    Metodologias ativas

    A Metodologia Ativa de Aprendizagem é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Os benefícios dessa metodologia consistem em desenvolver a autonomia, confiança, protagonismo, colaboração, senso crítico, empatia e responsabilidade do aluno. Por isso, ela se torna um pilar essencial na nossa proposta educacional.
    Essa metodologia é composta por 5 elementos, e todos são utilizados de forma que complementa a própria avaliação de desempenho ao final de cada trimestre, pois abordam áreas importantes no desenvolvimento educacional. Confia abaixo os 5 elementos:

    • Aprendizagem baseada em projetos: desafia os alunos a adquirir conhecimento por meio da solução colaborativa de projetos.
    • Aprendizagem baseada em problemas: proporciona o aluno a desenvolver capacidade de construir aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe às situações motivadoras e o prepara para o mundo.
    • Sala de aula invertida: o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
    • Aprendizagem entre pares ou times: proporciona a oportunidade, seja em um estudo de caso ou em um projeto, que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que acreditamos ser benéfico na busca pelo conhecimento, e no mercado de trabalho.

    Tecnologia

    A tecnologia se torna um pilar importante na nossa proposta educacional, ao passo que ela faz parte do dia a dia de nossos alunos. Uma das nossas abordagens de ensino é o incentivo do seu uso de maneira consciente e responsável. Os nossos professores instigam os alunos a aprender a buscar informações confiáveis e de qualidade na rede, além de utilizar na explicação de conteúdos e na avaliação dos conhecimentos, a plataforma Plurall.

    Além disso, o colégio conta com uma estrutura física tecnológica que auxilia na concretização do modelo de aprendizagem que une o mundo digital com o concreto, como sala de informática, projetores nas salas de aula, netbooks e lousas digitais

    Sistema de ensino Anglo

    O sistema de ensino que escolhemos utilizar no Colégio é o Anglo. Ele associa a experiência e conhecimento dos professores que por ele passaram ao talento e garra dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC. O seu lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor, e a sua meta é uma só: ensino de qualidade, sendo um ótimo casamento com os nossos objetivos.

    Esse sistema de ensino caracteriza-se pela constante inovação e pioneirismo em mudanças marcantes na história da educação básica do país. Conta com um material didático completo que trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que tenham uma carreira escolar invejável. Além, dispõe de uma plataforma de ensino digital, o Plurall, que é repleta de materiais como vídeos, listas de exercício, apostilas digitais, e outros, para complementar os estudos dos alunos.

    O Anglo é percursor na busca por uma educação mais conectada com o dia-a-dia dos alunos, e alcançou renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade. E a regra de ‘aula dada, é aula estuda’, muito utilizada pelas escolas do sistema de ensino Anglo, se tornou um dos nossos dizeres no colégio.