A depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária do indivíduo. 

Entretanto, o transtorno depressivo pode ser desencadeado por diversos fatores como: a deficiência na produção de algumas substâncias pelo cérebro, herança genética, fatores ambientais e sociais, entre outros.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, referente a 2015, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. Já o Brasil, é o país mais depressivo da América Latina, atingindo 11,5 milhões de brasileiros, que corresponde a 5,8% da população.  

Já em questão de gênero, as mulheres são 10,9% da população, enquanto os homens representam 3,9% de afetados. 

A região Sul do país lidera o ranking com 12,6% de diagnosticados, ficando à frente do Sudeste, com 8,4%, do Centro-Oeste com 7,2%, do Nordeste com 5,0% e, por fim, a região Norte com 3,1%. 

Para esclarecer melhor o assunto, as psicólogas do Colégio Mundo Atual, Cintia e Karine, responderam algumas dúvidas da caixinha de pergunta de nossos alunos sobre o tema. Confira:  

Quais são os sintomas da depressão? 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a depressão é causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. 

Portanto, nem todas as pessoas com transtornos depressivos apresentam os mesmos sintomas. A gravidade, frequência e duração variam dependendo do indivíduo e de sua condição específica. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), há algumas variações do transtorno depressivo, podendo ser desde recorrente até disfórico pré-menstrual. 

Entenda mais no vídeo abaixo:

Como diferenciar depressão de tristeza? 

A tristeza é um sentimento que atinge o indivíduo de forma passageira e por algum motivo identificável, geralmente ambiental ou circunstancial. De acordo com a OPAS, a depressão interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida a longo prazo, podendo durar por meses e até anos. Sendo fundamental a busca por ajuda de um especialista como psicólogo e/ou psiquiatra. 

Como prevenir a doença? 

Primeiramente, procure ajuda, busque um profissional especializado, sendo um psicólogo, neuropsicólogo e/ou psiquiatra, seguem outras recomendações adicionais:

– Converse com alguém de sua confiança sobre seus sentimentos; 

– Permaneça conectado(a). Mantenha contato com familiares e amigos. 

– Faça exercícios regularmente, mesmo que seja apenas uma curta caminhada; 

– Mantenha hábitos alimentares e de sono regulares; 

– Tente fazer coisas que gosta e que tem como hobbies; 

– Esteja atento aos pensamentos negativos persistentes e à autocrítica e tente substituí-los por pensamentos positivos. Procure reconhecer e se parabenizar por suas conquistas. 

Para finalizarmos, segue abaixo as dicas do médico Drauzio Varella sobre como ajudar alguém com depressão:

Karine Cristine de Faria Barbosa. CRP: 06/185073 

Cinthia Palácio Leite. CRP:  06/184495

Uma das primeiras coisas que as crianças aprendem é brincar, o que faz parte da vida, do crescimento e desenvolvimento humano. Inclusive, brincar é um direito garantido por lei pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1959. 

De acordo com o Instituto NeuroSaber, brincadeiras diárias estimulam o desenvolvimento do cérebro, o pensamento criativo e incentiva a independência, além de reduzir a ansiedade, o estresse e a irritabilidade.  

Para a professora Ingrid, que leciona para a Pré-escola no Colégio, o brincar é de extrema importância, pois colabora para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.  

Portanto, para comemorar o mês das crianças, o Colégio Mundo Atual realizou diversos momentos que, certamente, ficarão na memória de nossos pequenos e contribuirão na construção de uma infância e início de juventude mais saudáveis. 

De acordo com a professora Gisele, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, da área de Linguagens, do CMA, o mês de outubro foi recheado de atividades lúdicas e, em específico, o Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio amaram, pois retomaram o momento da infância. 

Brinquedos infláveis

No dia 02/11, iniciamos nossas comemorações com uma das melhores coisas da infância; a diversão. Os brinquedos infláveis garantiram um dia de descontração para nossos alunos, clique aqui para conferir a parte um.  

A felicidade de nossos pequenos foi garantida com o pula-pula, a piscina de bolinha, a guerra de cotonete e o escorregador gigante. Clique aqui para conferir a parte dois.

Segundo a professora Ingrid, os brinquedos infláveis foram uma experiência única para os alunos, em que eles puderam conhecer e interagir melhor com outros alunos. “Sem dúvidas foi um dia marcante”, diz ela.  

Caça ao tesouro

No dia 09/10, as crianças da Educação Infantil até o 5° Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de um caça ao tesouro. O intuito foi encontrar as pistas espalhadas pelo colégio e desvendar os enigmas até chegar ao tesouro. Clique aqui para conferir.  

A professora do 2° Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do CMA, Andreia,  explicou que as turmas se dividiram em grupos em busca de pistas, assim, desenvolveram a empatia, o engajamento, o respeito, a autonomia e, o mais importante, a alegria de encontrar o grande tesouro que consistia em um corrupio.  

“Em uma era em que a geração está acostumada com jogos eletrônicos, eles vivenciaram um momento único de construir o próprio brinquedo. Foi mágico!”, conta a professora.  

Semana do diferente

Os alunos ousaram na criatividade e compareceram no colégio com penteados mirabolantes no dia 09/10, com acessórios extravagantes no dia 10/10 e com looks coloridos no dia 11/10. Momentos de descontração e, sem dúvidas, de muita diversão, em que os alunos e suas famílias mostraram muita inovação nas propostas.

Brincadeiras antigas

Também nos dias 09, 10 e 11, os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio vivenciaram um pouco das brincadeiras antigas, como reloginho com corda, pião, bolinha de gude, elástico e cinco marias. Momento de desenvolver novas habilidades e conhecimento. Clique aqui para conferir.

Scape Room

Já nos dias 10 e 11/10, o CMA preparou um Scape Room com as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio, com o objetivo de responder perguntas e charadas para escapar de uma sala cheia de elementos assustadores. Clique aqui para conferir.

“Nunca vi um colégio realizar um scape room e foi algo muito divertido”, ressalta o professor de História e Assembleia do CMA, Bruno, para turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. 

Baile à fantasia Floresta Encantada:

No dia 17/10, as crianças da Educação Infantil ao 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais inauguraram a semana de bailes temáticos, clique aqui para conferir. Já no dia 18/10, foi a vez dos alunos do 2° ao 5° ano aproveitarem uma festa digna de contos de fadas, com muita música, dança, alegria e fantasias criativas, clique aqui para conferir

Baile do terror Floresta Assombrada

Já no dia 19/10, as turmas do 6° ao 8° ano viveram a experiência de um baile do terror, com decorações, sustos e fantasias horripilantes e, como não poderia faltar, muita música. Clique aqui para conferir.

No dia 20/10 foi a vez do 9° Ano e Ensino Médio aproveitarem uma noite de baile. Clique aqui para conferir.

Segundo a professora Gisele, os bailes foram espetaculares, tanto para os educadores quanto para os alunos. “Nos divertimos muito, dançamos, brincamos e, como sempre digo, foi muito massa!” 

Gincanas

O CMA realizou três dias de gincanas. O Fundamental Anos Iniciais competiu no dia 23/10, clique aqui para conferir, o Fundamental Anos Finais no dia 24/10, clique aqui e, para finalizar, a Educação Infantil e o 1° ano no dia 25/10, clique aqui. Foram dias marcados por competições saudáveis e muita diversão, com brincadeiras que trabalharam o corpo e a mente.

“Por meio das gincanas, as crianças desenvolveram habilidades e capacidades físicas, além de noções de valores, respeito, cooperação e companheirismo. A socialização e respeito mútuo entre os colegas também é fundamental para o desenvolvimento”, explica a professora Ingrid.  

Dia da Família

Para fechar o mês das crianças, nada melhor do que ter os familiares por perto. Para isso, no dia 28/09, abrimos as portas para um momento de descontração, a fim de mostrar a semelhança entre os valores do colégio, e os valores familiares por meio de dinâmicas, confira.  

 “As atividades mostraram que o Colégio Mundo Atual não é apenas um ambiente acadêmico, mas também um local de descontração e, para o aluno, a escola se torna um lugar agradável e leve”, opina o professor Bruno.

O Colégio Mundo Atual realizou no dia 23 de setembro a XX Feira Cultural com o tema Moda” e contou com a colaboração de toda a comunidade escolar  

Desde sempre, a moda no mundo sofre influências culturais e passa por diversas transformações. Até hoje, à medida que a sociedade evolui, a maneira de se vestir evolui junto com ela. Não se limita apenas ao que vestimos, mas também a como e o que queremos comunicar por meio de nossas roupas.  

Por isso, nosso colégio realizou a XX Feira Cultural com o tema “Moda” no último dia 23, em um evento aberto ao público. Nossos alunos e colaboradores se dedicaram para proporcionar um verdadeiro espetáculo para familiares e amigos. Portanto, todo o processo, desde a idealização até as apresentações de cada tema no dia da Feira, contou com a participação de toda a comunidade escolar.  

Ao todo, foram abordados 18 temas, cada um com decorações, informações, experiências e apresentações, permitindo aos alunos não apenas mostrar suas criações, mas também explicá-las aos visitantes. Além disso, aconteceram desfiles com peças que fizeram parte das exposições.  

“A movimentação para a Feira Cultura começou no primeiro trimestre. Na primeira etapa, os alunos realizaram as pesquisas referente ao seu tema. Em seguida, os confeccionaram e, no dia do evento, fizeram as apresentações”, disse Mônica S., coordenadora pedagógica do colégio.

De acordo ela, este é um dos projetos mais aguardados do calendário escolar por todos os alunos, profissionais e família.

Para a coordenadora pedagógica, Divina C., os alunos adquirem muito conhecimento cultural com esse tipo de evento. Além de estimular um contato maior dos pais com os alunos.  

Clique aqui e confira o vídeo do evento.

Saiba mais sobre os temas abordados em nossa XX Feira Cultural: 

Moda Infantil

Os alunos e professores mostraram a moda “tal pai tal filho” e a evolução das roupas infantis ao passar dos anos, levando em consideração que, antigamente, as crianças se vestiam mais como adultos e atualmente fazem uso de roupas mais infantis, com estampas e personagens. 

Tecidos e Materiais

Além dos processos de tingimento dos tecidos, destacaram todos os materiais que compõem uma peça de roupa, como zíperes, botões, linhas e lantejoulas.   

Acessórios da Moda:

Antes da Feira Cultural, os pequenos do 1° ano do Ensino Fundamental anos iniciais tiraram fotos individuais com cada acessório e essas fotografias, junto com os acessórios, foram expostos durante o evento. Dentre as produções estavam luvas, gorros, chapéus, bolsas, cintos, lenços e óculos.  

Calçados:

Foi destacado o designer e apresentada uma linha do tempo da evolução dos calçados, incluindo as tecnologias utilizadas atualmente. Os alunos criaram um tênis gigante e o exibiram durante a feira, convidando funcionários da escola, alunos e visitantes a deixarem suas assinaturas nele.  

Moda Como Tradição:

Contaram as curiosidades do modo de vestir em diferentes países e suas manifestações culturais e religiosas. Além de explicarem aos convidados, os estudantes também estavam com roupas características de culturas distintas.  

Fast Fashion:

Informaram sobre os impactos sociais e ambientais decorrentes aos hábitos de consumo, cada vez mais acelerados, dos produtos de moda nas grandes redes varejistas. Deram ênfase para promoções em lojas de roupas que reforçam o hábito de comprar sem necessidade. E expuseram peças de lojas varejistas.  

Moda Sustentável:

Trouxe as metodologias e processos de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente, como usar o que você já tem no guarda-roupa ao invés de comprar uma nova peça e os benefícios de reciclar.  

Moda nos Esportes:

Mostraram as tecnologias e alta performances das roupas em diferentes esportes. Os convidados puderam ver diversas camisetas de times de futebol e fotos de personalidades do esporte. Além de bolas de futebol, troféus e vídeos esportivos. A sala também foi interativa, contando com uma cesta de basquete e trave para fazer gol.  

Moda e sociedade:

Ressaltou a moda como expressão ao longo de diferentes mudanças culturais e os impactos sociais na política. Os alunos abordaram a época da revolução industrial, Diretas Já, e Revolução Francesa e a luta pela conquista do voto feminino. 

Profissões e Meios de Comunicação da Moda: 

Mostrou profissões em que a moda é a principal ferramenta de trabalho e que, tanto costureiros quanto estilistas e jornalistas de moda, contribuem para esse mercado. A sala também foi interativa, contando com uma máquina para adicionar pérolas em tecidos.

Alta Costura vs. Prêt-à-porter:

Os alunos se vestiram com roupas elegantes, levando aos convidados o conhecimento sobre a diferença entre Alta Costura e Prêt-à-porter, em que um é feito sob medida, com materiais de alta qualidade, o outro é produzido em massa e com materiais mais acessíveis.  

Tendência vs. Estilo:

Representou a moda em decorações de ambientes dos séculos 18, 19, 20 e 21. E mostrou que tendência é parte importante do desenvolvimento histórico de uma sociedade e que estilo quem define é o indivíduo por meio de suas características, escolhas e personalidades individuais.  

Joalheria:

Abordou a história das joias em diferentes culturas e contextos históricos; Índia, Antiguidade, Pré-História, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea.  

Moda no Universo da Música:

Focou na influência que artistas exercem na sociedade, principalmente no modo de se vestir. Além disso, os alunos realizaram belíssimas apresentações musicais e de dança e escolheram um artista das décadas de 1950 até 2020 para representar.  

Figurino:

A sala representou a moda no ballet, nos filmes, nas séries e nos teatros, com alunos devidamente caracterizados para essas ocasiões, fazendo com que o convidado se sentisse em um tapete vermelho.  

Cabelo e maquiagem na moda:

Utilizaram de muita cor e brilho na decoração para representar os cortes, os materiais, os penteados e as mudanças ao passar do tempo. Além de uma caixa semelhante à da boneca Barbie para que os visitantes tirassem fotos, montaram uma espécie de barbearia.  

Moda em Eventos e Celebrações:

Desde tapete vermelho até festas de casamento, os figurinos estão sempre presentes em algum momento ou celebração. Por isso, representaram alguns eventos e celebrações como o Dia de Los Muertos, o Oktoberfest, o Oscar, o Met Gala, as formaturas e o Rock in Rio.  

Desfile:

Momento em que os alunos modelaram para os familiares, amigos e toda a comunidade escolar. Os temas da nossa Feira Cultural foram representados por eles na passarela. 

Segundo Mariana L., mãe da aluna Bianca G., do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, os professores souberam estimular muito bem a criatividade dos alunos. “Todos os trabalhos estão lindíssimos. Gosto muito do método que utilizam para estimular a inteligência e criatividade. Os professores são muito capacitados”, disse.

 

 

Segundo revisão mundial sobre saúde mental divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano de pandemia, decorrente da Covid-19.  

A busca pelo termo no Google também aumentou no período pandêmico. De acordo com dados do Google Trends, 2021 foi o ano em que os brasileiros mais pesquisaram por temas como depressão, ansiedade e estresse.  

Por isso, as psicólogas do Colégio Mundo Atual, Cintia  e Karine, responderam cinco dúvidas enviadas por meio de nossas redes sociais:  

Como auxiliar uma criança em momento de ansiedade? 

É importante acolher e escutar ativamente a criança, buscando compreender o que ela precisa naquele momento, respeitando os seus sentimentos e emoções, para auxiliá-la a sentir-se mais segura.  

É possível utilizar técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, como explica Lenhardtk e Calvetti (2017), já que, devido às frequentes alterações respiratórias observadas nos indivíduos com esses transtornos, é possível proporcionar ao paciente um momento de distração, oferecendo a ele a sensação de um senso de controle sobre o próprio organismo por meio da respiração.  

Há também técnicas e estratégias de prevenção como o método Friends, criado pela psicóloga Paula Barret, na Austrália, que tem como objetivo “desenvolver resiliência emocional, promover hábitos de vida saudável e prevenir ansiedade e depressão em seus participantes por meio do ensino de habilidades cognitivas para resolução de problemas, bem como identificação e controle de respostas fisiológicas, reestruturação cognitiva, treinamento de atenção e exposição gradual a situações de medo” (GUANCINO ET. AL, 2020).  

Quais são os primeiros sinais de ansiedade? 

É importante destacar que existem os sintomas físicos e os psicológicos, que podem estar associados ou não.   

Sintomas psicológicos: preocupação excessiva, pensamentos intrusivos e/ou repetitivos, medo de interações sociais, inquietação/agitação, insônia, entre outros.  

Sintomas físicos: tremores, coração acelerado, sudorese, sensação de falta de ar, náuseas, desconforto abdominal, entre outros.  

No entanto, é importante lembrar que a ansiedade se manifesta de modos diferentes em cada pessoa, e que, manifestar algum desses sintomas, não significa necessariamente ter algum transtorno de ansiedade. Pois, todos nós apresentamos ansiedade, em maior ou menor grau, em diversas situações cotidianas.  

Entretanto, é importante se atentar a frequência que esses sintomas aparecem e, se necessário, procurar ajuda profissional.  

Além disso, a ansiedade é uma emoção natural, relacionada à autopreservação do ser humano. Torna-se patológica quando é desproporcional, com intensidade e duração considerável, gerando prejuízos funcionais, organizacionais e sociais.  

Ansiedade atrapalha nos estudos de adolescentes e jovens? 

Pode sim afetar o desempenho escolar, impactando na concentração, memória e aprendizado. Além disso, devido aos sintomas de ansiedade estarem associados, principalmente, a preocupação e/ou medo excessivos, podem gerar estresse na criança ou adolescente.  

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)  

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o TDAH é um distúrbio do desenvolvimento, definido por níveis de hiperatividade-impulsividade, que pode se apresentar por meio de incapacidade de se manter sentado e inquietações, sendo em níveis excessivos para a fase de desenvolvimento.  

Também é descrito o nível de desorganização e desatenção, envolvendo uma incapacidade de permanecer em uma mesma tarefa, perdas de materiais com frequência e “aparência de não ouvir”.   

O quadro psicopatológico de déficit de atenção e hiperatividade é complexo e afeta todo o desenvolvimento cognitivo, social e psicossocial do indivíduo. Por esse motivo, é crucial a intervenção em diversas dimensões, tanto familiar quanto no ambiente escolar.    

Como os canais digitais afetam a saúde mental? 

As redes sociais desempenham um papel importante na vida de crianças e jovens. Os conteúdos podem influenciar desde a forma de se vestir até o comportamento. E é crucial destacar que podem ser tanto positivas quanto negativas.  

Dependendo do conteúdo, a criança ou adolescente pode mudar a percepção de si mesmo, desde estereótipos de beleza até a classe econômica. Dessa forma, o indivíduo pode se enxergar como alguém inferior. 

Falar sobre saúde mental é importante durante todo o ano, não apenas na campanha Setembro Amarelo. Portanto, procure sempre ajuda psicológica com um profissional.  

 

Karine Cristine de Faria Barbosa. CRP: 06/185073 

Cinthia Palácio Leite. CRP:  06/184495

A leitura nos abre horizontes inimagináveis. Ela nos faz viajar sem sair do lugar e é capaz de mudar a forma como enxergamos o mundo, como nos comunicamos e como escrevemos. Essa prática nos é ensinada desde a infância e é muito importante para nossa formação.

Além disso, ler é fundamental para nos informarmos e, principalmente, compartilharmos notícias corretas, mas nem sempre é fácil adquirir o hábito.

Para isso, separamos cinco dicas de como aprimorar sua leitura com a professora Gisele, do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, da área de Linguagens, do Colégio Mundo Atual.

1. Reservar um tempo específico de leitura diária

Escolha um momento para você descansar a sua mente e embarcar em uma nova história, pode ser pela manhã, tarde ou noite.

2. Ler o que desperta interesse

Procure histórias que chamem a sua atenção, por exemplo, narrativas de suspense ou um belo romance.

3. Ao ler, termine o capítulo

Tente sempre concluir o capítulo iniciado, pois assim você terá interesse para iniciar o novo.

4. Resumir e meditar o que foi lido

Se esquecer do que leu, é válido escrever um breve relato do capítulo.

E toda leitura traz uma reflexão, portanto, fazer essas reflexões e conexões com a realidade é importante para o engajamento do leitor.

5. Ter sempre à mão um caderno de anotações

Pode ser que você se depare com alguma palavra desconhecida ao ler, algum termo, conteúdo histórico ou frase importante que queira guardar para a vida.

 

Pensando nisso, nosso colégio participou do projeto Mundo Poético, em parceria com outras escolas para a confecção de um livro. Os alunos do Colégio Mundo Atual foram encorajados a escrever poemas com a temática “Um mundo melhor se constrói com paz e amor”.

Após debates em sala de aula, os educandos escreveram belos poemas. Entre eles, 20 se destacaram e foram selecionados e publicados. Com isso, nossos professores incentivaram tanto a escrita quanto a leitura das turmas.

Ademais, na última segunda-feira de agosto (28), em uma memorável noite para os familiares, nossos escritores autografaram os exemplares. No outro dia (29), os alunos leram os poemas para todo o colégio.

“Temos certeza de que este é o primeiro livro de muitos mais que virão, pois de alunos escritores, quem sabe o futuro reserva futuros escritores de best-sellers”, declarou a professora Gisele.

Onc 

A Olímpiadas Nacional de Ciências é uma prova teórica que compreende questões de física e química, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e organizada por uma Comissão Executiva vinculada à Associação Brasileira de Química e a Sociedade Brasileira de Física. Participar de uma Olímpiada de nível Nacional, pode parecer desafiador essa participação, porém, os estímulos para alcançar novos patamares é importante desde o início do ensino. Com o envolvimento na ONC, foi possível notar o desenvolvimento do raciocínio lógico, o autoconhecimento, além de treino para os futuros vestibulares e concorrer a bolsas de estudos no exterior. Nossos alunos conquistaram medalhas de Ouro, bronze e menções honrosas. Estamos muito orgulhosos de todos os nossos alunos que participaram e emprenharam-se. Parabéns, em breve teremos mais.  

Inicialmente, agradecemos a todos os alunos que participaram do Torneio! É essencial essa conexão entre todas as gerações.  

No Torneio CMA de junho, teve como tema: Conectando Gerações. A importância da união entre as gerações foi o foco. A música tem um aspecto afetivo forte e marcante, sob essa perspectiva a conexão foi feita por meio da música e dança. Os alunos e seus familiares abusaram da criatividade e mostraram que você pode ser baby boomer ou da geração Alpha, o importante é ter a conexão e o amor entre as gerações. .  

– 2º e 3º anos (Fund. anos iniciais)
– 4º e 5º anos (Fund. anos iniciais)
– 6º e 7º anos
– 8º e 9º anos
– Ensino Médio

Clique aqui e confira os vencedores e os trabalhos realizados pelos alunos.

Inicialmente, agradecemos a todos os alunos que participaram do Torneio! É primordial desenvolver o senso crítico para alcançarem novos patamares.  

No Torneio CMA de maio, teve como tema: Abolição da Escravatura. Os alunos foram desafiados a pesquisar sobre o momento histórico da libertação dos escravos em 1888 e refletir sobre se ainda há escravidão atualmente.  

– 2º e 3º anos (Fund. anos iniciais)
– 4º e 5º anos (Fund. anos iniciais)
– 6º e 7º anos
– 8º e 9º anos
– Ensino Médio

Clique aqui e confira os vencedores e os trabalhos realizados pelos alunos.

Primeiramente, gostaríamos de parabenizar todos os alunos que participaram desse torneio! É importante continuar a desenvolver a empatia e o senso crítico para chegarem mais longe.

O Torneio CMA desse mês teve como edição o Dia do Planeta Terra, os alunos tiveram que estudar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, e deverão fazer propostas de intervenção para a comunidade escolar. Além, eles competiram em 5 categorias:

– 2º e 3º anos (Fund. anos iniciais)
– 4º e 5º anos (Fund. anos iniciais)
– 6º e 7º anos
– 8º e 9º anos
– Ensino Médio

Clique aqui e confira os vencedores e os trabalhos realizados pelos alunos.

Primeiramente, gostaríamos de parabenizar todos os alunos que participaram desse torneio! Continuem a desenvolver a sua criatividade, pois temos certeza que chegarão muito longe.

O primeiro Torneio CMA do ano teve como edição o Dia das Mulheres, os alunos tiveram que responder a pergunta: “O que é ser mulher em 2022?”. E dessa vez a competição teve 5 categorias:

– 2º e 3º anos (Fund. anos iniciais)
– 4º e 5º anos (Fund. anos iniciais)
– 6º e 7º anos
– 8º e 9º anos
– Ensino Médio

Clique aqui e confira os vencedores e os trabalhos realizados pelos alunos.

Ficha de matrícula


    SimNão




    SimNão


    SimNão


    IndicaçãoRedes SociaisOutro meio



    Vínculo com a família

    Acreditamos firmemente que a união entre o Colégio e a família é essencial para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional completo e tranquilo. Um dos benefícios entre a proximidade Família e Escola, é poder, juntos, alinhar as expectativas em cima do ensino e da evolução das habilidades socioemocionais, que tornarão os alunos em membros críticos e ativos da comunidade, afinal o objetivo comum dessa relação é oferecer ao aluno, boas condições de crescimento e aprendizagem.

    Dedicamo-nos sempre para ter um convívio próximo com os pais, de forma que estejam sempre cientes dos passos de seus filhos no colégio. É através de contatos on-line e pessoais, sejam eles pré-agendados ou no dia a dia normal da escola, que todas as áreas do colégio buscam fortificar esse vínculo e sempre e colocar-se à disposição das famílias. Para que o contato seja constante e efetivo, assim, independente do formato, no colégio, buscamos sempre envolver as famílias na nossa cultura de ensino humana.

    Projetos e eventos

    Durante todo o ano letivo realizamos diversos eventos e projetos pedagógicos que contam com muito envolvimento da família e da comunidade. Esses projetos e eventos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os alunos, de maneira mais eficiente do que no dia a dia da escola, e por isso se tornam um pilar importante da nossa proposta educacional.

    Eventos como Feira Cultural e Festa Regional oferecem um momento único para reunir no colégio, todas as pessoas responsáveis por dar vida ao processo educacional dos alunos, e são tão impactantes na vida dos estudantes, que comumente contam com a presença de diversos aluminis. O jeito Mundo Atual de fazer educação preza pela dedicação e amor em todos os momentos, fazendo com que os eventos realizados sejam uma ótima oportunidade para mostrar para toda a comunidade escolar, o quanto que os nossos alunos são capazes de expressar seus conhecimentos e habilidades.

    Além, projetos pedagógicos realizados durante as aulas e no dia a dia do colégio, também se mostram importantes, pois diversificam o modelo das aulas e o clima no colégio e com os seus diversos formatos, desafiam os alunos a realizarem atividades e solucionar problemas. Projetos como Webdesafio e Páscoa Solidária são exemplos de como momentos desafiantes unem a comunidade escolar e trabalham tanto o pedagógico, quanto a solidariedade com os alunos.

    Ensino humano

    Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido o rompimento dos padrões e sua capacidade de produzir e se adequar às mudanças sociais. Acredita-se que educar não é apenas instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare o aluno para a vida. Considerando esses pontos, o pilar de Ensino Humano, busca justamente enxergar o aluno como um ser humano único, com uma tratativa repleta de cuidado e afeto.

    Essa atuação é concretizada com a nossa cultura escolar, que sempre incentiva o envolvimento de todas as partes da nossa comunidade, tendo por consequência a sensação de lar no nosso ambiente físico. O ensino de habilidades socioemocionais e socioambientais complementam essa cultura.

    Em todas as frentes do colégio, do pessoal de atendimento à direção, da inspeção de alunos à coordenação, e todos as outras áreas, fazemos o possível para auxiliar no ensino dos alunos, de forma que a preocupação não é só a educação formal, mas inclusive a cívica, ética e socioambiental. Entendemos que estamos moldando cidadãos que ajudarão a melhorar o mundo, e todos fazem parte desse processo.

    Base legal

    Assim como descrito no valor de Integridade do Colégio, trabalhamos de maneira íntegra no cumprimento das leis, por isso que uma base legal forte é um dos pilares da nossa proposta educacional. Juntamente com a culta escolar humana, baseamo-nos na ideia justiça e equidade para trabalhar e para ensinar os nossos alunos, para que assim se tornem cidadãos éticos. Todos os processos realizados no Colégio são norteados pelas leis e normas determinados pelos órgãos responsáveis.

    Uma dessas normas que influencia toda a proposta educacional é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determina quais são os conteúdos que serão passados aos alunos em cada um dos anos de sua carreira escolar. Além, essa regulamentação tem um perfeito casamento com a nossa metodologia, abordagem e sistema de ensino que buscam sempre aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais dos alunos.

    Componentes curriculares

    Os componentes curriculares seriam como os ingredientes chave dessa receita de sucesso. Evidente que junto deles, todos os outros pilares seriam partes importantes, porém, os componentes são conteúdos indispensáveis determinados pelo governo para a educação básica. Observe como dividimos nos seguimentos os componentes curriculares:

    • Educação infantil
    • Educação fundamental (anos iniciais)
    • Educação fundamental (anos finais)
    • Ensino médio

    Metodologias ativas

    A Metodologia Ativa de Aprendizagem é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Os benefícios dessa metodologia consistem em desenvolver a autonomia, confiança, protagonismo, colaboração, senso crítico, empatia e responsabilidade do aluno. Por isso, ela se torna um pilar essencial na nossa proposta educacional.
    Essa metodologia é composta por 5 elementos, e todos são utilizados de forma que complementa a própria avaliação de desempenho ao final de cada trimestre, pois abordam áreas importantes no desenvolvimento educacional. Confia abaixo os 5 elementos:

    • Aprendizagem baseada em projetos: desafia os alunos a adquirir conhecimento por meio da solução colaborativa de projetos.
    • Aprendizagem baseada em problemas: proporciona o aluno a desenvolver capacidade de construir aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe às situações motivadoras e o prepara para o mundo.
    • Sala de aula invertida: o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
    • Aprendizagem entre pares ou times: proporciona a oportunidade, seja em um estudo de caso ou em um projeto, que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que acreditamos ser benéfico na busca pelo conhecimento, e no mercado de trabalho.

    Tecnologia

    A tecnologia se torna um pilar importante na nossa proposta educacional, ao passo que ela faz parte do dia a dia de nossos alunos. Uma das nossas abordagens de ensino é o incentivo do seu uso de maneira consciente e responsável. Os nossos professores instigam os alunos a aprender a buscar informações confiáveis e de qualidade na rede, além de utilizar na explicação de conteúdos e na avaliação dos conhecimentos, a plataforma Plurall.

    Além disso, o colégio conta com uma estrutura física tecnológica que auxilia na concretização do modelo de aprendizagem que une o mundo digital com o concreto, como sala de informática, projetores nas salas de aula, netbooks e lousas digitais

    Sistema de ensino Anglo

    O sistema de ensino que escolhemos utilizar no Colégio é o Anglo. Ele associa a experiência e conhecimento dos professores que por ele passaram ao talento e garra dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC. O seu lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor, e a sua meta é uma só: ensino de qualidade, sendo um ótimo casamento com os nossos objetivos.

    Esse sistema de ensino caracteriza-se pela constante inovação e pioneirismo em mudanças marcantes na história da educação básica do país. Conta com um material didático completo que trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que tenham uma carreira escolar invejável. Além, dispõe de uma plataforma de ensino digital, o Plurall, que é repleta de materiais como vídeos, listas de exercício, apostilas digitais, e outros, para complementar os estudos dos alunos.

    O Anglo é percursor na busca por uma educação mais conectada com o dia-a-dia dos alunos, e alcançou renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade. E a regra de ‘aula dada, é aula estuda’, muito utilizada pelas escolas do sistema de ensino Anglo, se tornou um dos nossos dizeres no colégio.