O Colégio Mundo Atual realizou no dia 23 de setembro a XX Feira Cultural com o tema Moda” e contou com a colaboração de toda a comunidade escolar  

Desde sempre, a moda no mundo sofre influências culturais e passa por diversas transformações. Até hoje, à medida que a sociedade evolui, a maneira de se vestir evolui junto com ela. Não se limita apenas ao que vestimos, mas também a como e o que queremos comunicar por meio de nossas roupas.  

Por isso, nosso colégio realizou a XX Feira Cultural com o tema “Moda” no último dia 23, em um evento aberto ao público. Nossos alunos e colaboradores se dedicaram para proporcionar um verdadeiro espetáculo para familiares e amigos. Portanto, todo o processo, desde a idealização até as apresentações de cada tema no dia da Feira, contou com a participação de toda a comunidade escolar.  

Ao todo, foram abordados 18 temas, cada um com decorações, informações, experiências e apresentações, permitindo aos alunos não apenas mostrar suas criações, mas também explicá-las aos visitantes. Além disso, aconteceram desfiles com peças que fizeram parte das exposições.  

“A movimentação para a Feira Cultura começou no primeiro trimestre. Na primeira etapa, os alunos realizaram as pesquisas referente ao seu tema. Em seguida, os confeccionaram e, no dia do evento, fizeram as apresentações”, disse Mônica S., coordenadora pedagógica do colégio.

De acordo ela, este é um dos projetos mais aguardados do calendário escolar por todos os alunos, profissionais e família.

Para a coordenadora pedagógica, Divina C., os alunos adquirem muito conhecimento cultural com esse tipo de evento. Além de estimular um contato maior dos pais com os alunos.  

Clique aqui e confira o vídeo do evento.

Saiba mais sobre os temas abordados em nossa XX Feira Cultural: 

Moda Infantil

Os alunos e professores mostraram a moda “tal pai tal filho” e a evolução das roupas infantis ao passar dos anos, levando em consideração que, antigamente, as crianças se vestiam mais como adultos e atualmente fazem uso de roupas mais infantis, com estampas e personagens. 

Tecidos e Materiais

Além dos processos de tingimento dos tecidos, destacaram todos os materiais que compõem uma peça de roupa, como zíperes, botões, linhas e lantejoulas.   

Acessórios da Moda:

Antes da Feira Cultural, os pequenos do 1° ano do Ensino Fundamental anos iniciais tiraram fotos individuais com cada acessório e essas fotografias, junto com os acessórios, foram expostos durante o evento. Dentre as produções estavam luvas, gorros, chapéus, bolsas, cintos, lenços e óculos.  

Calçados:

Foi destacado o designer e apresentada uma linha do tempo da evolução dos calçados, incluindo as tecnologias utilizadas atualmente. Os alunos criaram um tênis gigante e o exibiram durante a feira, convidando funcionários da escola, alunos e visitantes a deixarem suas assinaturas nele.  

Moda Como Tradição:

Contaram as curiosidades do modo de vestir em diferentes países e suas manifestações culturais e religiosas. Além de explicarem aos convidados, os estudantes também estavam com roupas características de culturas distintas.  

Fast Fashion:

Informaram sobre os impactos sociais e ambientais decorrentes aos hábitos de consumo, cada vez mais acelerados, dos produtos de moda nas grandes redes varejistas. Deram ênfase para promoções em lojas de roupas que reforçam o hábito de comprar sem necessidade. E expuseram peças de lojas varejistas.  

Moda Sustentável:

Trouxe as metodologias e processos de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente, como usar o que você já tem no guarda-roupa ao invés de comprar uma nova peça e os benefícios de reciclar.  

Moda nos Esportes:

Mostraram as tecnologias e alta performances das roupas em diferentes esportes. Os convidados puderam ver diversas camisetas de times de futebol e fotos de personalidades do esporte. Além de bolas de futebol, troféus e vídeos esportivos. A sala também foi interativa, contando com uma cesta de basquete e trave para fazer gol.  

Moda e sociedade:

Ressaltou a moda como expressão ao longo de diferentes mudanças culturais e os impactos sociais na política. Os alunos abordaram a época da revolução industrial, Diretas Já, e Revolução Francesa e a luta pela conquista do voto feminino. 

Profissões e Meios de Comunicação da Moda: 

Mostrou profissões em que a moda é a principal ferramenta de trabalho e que, tanto costureiros quanto estilistas e jornalistas de moda, contribuem para esse mercado. A sala também foi interativa, contando com uma máquina para adicionar pérolas em tecidos.

Alta Costura vs. Prêt-à-porter:

Os alunos se vestiram com roupas elegantes, levando aos convidados o conhecimento sobre a diferença entre Alta Costura e Prêt-à-porter, em que um é feito sob medida, com materiais de alta qualidade, o outro é produzido em massa e com materiais mais acessíveis.  

Tendência vs. Estilo:

Representou a moda em decorações de ambientes dos séculos 18, 19, 20 e 21. E mostrou que tendência é parte importante do desenvolvimento histórico de uma sociedade e que estilo quem define é o indivíduo por meio de suas características, escolhas e personalidades individuais.  

Joalheria:

Abordou a história das joias em diferentes culturas e contextos históricos; Índia, Antiguidade, Pré-História, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea.  

Moda no Universo da Música:

Focou na influência que artistas exercem na sociedade, principalmente no modo de se vestir. Além disso, os alunos realizaram belíssimas apresentações musicais e de dança e escolheram um artista das décadas de 1950 até 2020 para representar.  

Figurino:

A sala representou a moda no ballet, nos filmes, nas séries e nos teatros, com alunos devidamente caracterizados para essas ocasiões, fazendo com que o convidado se sentisse em um tapete vermelho.  

Cabelo e maquiagem na moda:

Utilizaram de muita cor e brilho na decoração para representar os cortes, os materiais, os penteados e as mudanças ao passar do tempo. Além de uma caixa semelhante à da boneca Barbie para que os visitantes tirassem fotos, montaram uma espécie de barbearia.  

Moda em Eventos e Celebrações:

Desde tapete vermelho até festas de casamento, os figurinos estão sempre presentes em algum momento ou celebração. Por isso, representaram alguns eventos e celebrações como o Dia de Los Muertos, o Oktoberfest, o Oscar, o Met Gala, as formaturas e o Rock in Rio.  

Desfile:

Momento em que os alunos modelaram para os familiares, amigos e toda a comunidade escolar. Os temas da nossa Feira Cultural foram representados por eles na passarela. 

Segundo Mariana L., mãe da aluna Bianca G., do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, os professores souberam estimular muito bem a criatividade dos alunos. “Todos os trabalhos estão lindíssimos. Gosto muito do método que utilizam para estimular a inteligência e criatividade. Os professores são muito capacitados”, disse.

 

 

Segundo revisão mundial sobre saúde mental divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano de pandemia, decorrente da Covid-19.  

A busca pelo termo no Google também aumentou no período pandêmico. De acordo com dados do Google Trends, 2021 foi o ano em que os brasileiros mais pesquisaram por temas como depressão, ansiedade e estresse.  

Por isso, as psicólogas do Colégio Mundo Atual, Cintia  e Karine, responderam cinco dúvidas enviadas por meio de nossas redes sociais:  

Como auxiliar uma criança em momento de ansiedade? 

É importante acolher e escutar ativamente a criança, buscando compreender o que ela precisa naquele momento, respeitando os seus sentimentos e emoções, para auxiliá-la a sentir-se mais segura.  

É possível utilizar técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, como explica Lenhardtk e Calvetti (2017), já que, devido às frequentes alterações respiratórias observadas nos indivíduos com esses transtornos, é possível proporcionar ao paciente um momento de distração, oferecendo a ele a sensação de um senso de controle sobre o próprio organismo por meio da respiração.  

Há também técnicas e estratégias de prevenção como o método Friends, criado pela psicóloga Paula Barret, na Austrália, que tem como objetivo “desenvolver resiliência emocional, promover hábitos de vida saudável e prevenir ansiedade e depressão em seus participantes por meio do ensino de habilidades cognitivas para resolução de problemas, bem como identificação e controle de respostas fisiológicas, reestruturação cognitiva, treinamento de atenção e exposição gradual a situações de medo” (GUANCINO ET. AL, 2020).  

Quais são os primeiros sinais de ansiedade? 

É importante destacar que existem os sintomas físicos e os psicológicos, que podem estar associados ou não.   

Sintomas psicológicos: preocupação excessiva, pensamentos intrusivos e/ou repetitivos, medo de interações sociais, inquietação/agitação, insônia, entre outros.  

Sintomas físicos: tremores, coração acelerado, sudorese, sensação de falta de ar, náuseas, desconforto abdominal, entre outros.  

No entanto, é importante lembrar que a ansiedade se manifesta de modos diferentes em cada pessoa, e que, manifestar algum desses sintomas, não significa necessariamente ter algum transtorno de ansiedade. Pois, todos nós apresentamos ansiedade, em maior ou menor grau, em diversas situações cotidianas.  

Entretanto, é importante se atentar a frequência que esses sintomas aparecem e, se necessário, procurar ajuda profissional.  

Além disso, a ansiedade é uma emoção natural, relacionada à autopreservação do ser humano. Torna-se patológica quando é desproporcional, com intensidade e duração considerável, gerando prejuízos funcionais, organizacionais e sociais.  

Ansiedade atrapalha nos estudos de adolescentes e jovens? 

Pode sim afetar o desempenho escolar, impactando na concentração, memória e aprendizado. Além disso, devido aos sintomas de ansiedade estarem associados, principalmente, a preocupação e/ou medo excessivos, podem gerar estresse na criança ou adolescente.  

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)  

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o TDAH é um distúrbio do desenvolvimento, definido por níveis de hiperatividade-impulsividade, que pode se apresentar por meio de incapacidade de se manter sentado e inquietações, sendo em níveis excessivos para a fase de desenvolvimento.  

Também é descrito o nível de desorganização e desatenção, envolvendo uma incapacidade de permanecer em uma mesma tarefa, perdas de materiais com frequência e “aparência de não ouvir”.   

O quadro psicopatológico de déficit de atenção e hiperatividade é complexo e afeta todo o desenvolvimento cognitivo, social e psicossocial do indivíduo. Por esse motivo, é crucial a intervenção em diversas dimensões, tanto familiar quanto no ambiente escolar.    

Como os canais digitais afetam a saúde mental? 

As redes sociais desempenham um papel importante na vida de crianças e jovens. Os conteúdos podem influenciar desde a forma de se vestir até o comportamento. E é crucial destacar que podem ser tanto positivas quanto negativas.  

Dependendo do conteúdo, a criança ou adolescente pode mudar a percepção de si mesmo, desde estereótipos de beleza até a classe econômica. Dessa forma, o indivíduo pode se enxergar como alguém inferior. 

Falar sobre saúde mental é importante durante todo o ano, não apenas na campanha Setembro Amarelo. Portanto, procure sempre ajuda psicológica com um profissional.  

 

Karine Cristine de Faria Barbosa. CRP: 06/185073 

Cinthia Palácio Leite. CRP:  06/184495

A leitura nos abre horizontes inimagináveis. Ela nos faz viajar sem sair do lugar e é capaz de mudar a forma como enxergamos o mundo, como nos comunicamos e como escrevemos. Essa prática nos é ensinada desde a infância e é muito importante para nossa formação.

Além disso, ler é fundamental para nos informarmos e, principalmente, compartilharmos notícias corretas, mas nem sempre é fácil adquirir o hábito.

Para isso, separamos cinco dicas de como aprimorar sua leitura com a professora Gisele, do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, da área de Linguagens, do Colégio Mundo Atual.

1. Reservar um tempo específico de leitura diária

Escolha um momento para você descansar a sua mente e embarcar em uma nova história, pode ser pela manhã, tarde ou noite.

2. Ler o que desperta interesse

Procure histórias que chamem a sua atenção, por exemplo, narrativas de suspense ou um belo romance.

3. Ao ler, termine o capítulo

Tente sempre concluir o capítulo iniciado, pois assim você terá interesse para iniciar o novo.

4. Resumir e meditar o que foi lido

Se esquecer do que leu, é válido escrever um breve relato do capítulo.

E toda leitura traz uma reflexão, portanto, fazer essas reflexões e conexões com a realidade é importante para o engajamento do leitor.

5. Ter sempre à mão um caderno de anotações

Pode ser que você se depare com alguma palavra desconhecida ao ler, algum termo, conteúdo histórico ou frase importante que queira guardar para a vida.

 

Pensando nisso, nosso colégio participou do projeto Mundo Poético, em parceria com outras escolas para a confecção de um livro. Os alunos do Colégio Mundo Atual foram encorajados a escrever poemas com a temática “Um mundo melhor se constrói com paz e amor”.

Após debates em sala de aula, os educandos escreveram belos poemas. Entre eles, 20 se destacaram e foram selecionados e publicados. Com isso, nossos professores incentivaram tanto a escrita quanto a leitura das turmas.

Ademais, na última segunda-feira de agosto (28), em uma memorável noite para os familiares, nossos escritores autografaram os exemplares. No outro dia (29), os alunos leram os poemas para todo o colégio.

“Temos certeza de que este é o primeiro livro de muitos mais que virão, pois de alunos escritores, quem sabe o futuro reserva futuros escritores de best-sellers”, declarou a professora Gisele.

Onc 

A Olímpiadas Nacional de Ciências é uma prova teórica que compreende questões de física e química, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e organizada por uma Comissão Executiva vinculada à Associação Brasileira de Química e a Sociedade Brasileira de Física. Participar de uma Olímpiada de nível Nacional, pode parecer desafiador essa participação, porém, os estímulos para alcançar novos patamares é importante desde o início do ensino. Com o envolvimento na ONC, foi possível notar o desenvolvimento do raciocínio lógico, o autoconhecimento, além de treino para os futuros vestibulares e concorrer a bolsas de estudos no exterior. Nossos alunos conquistaram medalhas de Ouro, bronze e menções honrosas. Estamos muito orgulhosos de todos os nossos alunos que participaram e emprenharam-se. Parabéns, em breve teremos mais.  

Inicialmente, agradecemos a todos os alunos que participaram do Torneio! É essencial essa conexão entre todas as gerações.  

No Torneio CMA de junho, teve como tema: Conectando Gerações. A importância da união entre as gerações foi o foco. A música tem um aspecto afetivo forte e marcante, sob essa perspectiva a conexão foi feita por meio da música e dança. Os alunos e seus familiares abusaram da criatividade e mostraram que você pode ser baby boomer ou da geração Alpha, o importante é ter a conexão e o amor entre as gerações. .  

– 2º e 3º anos (Fund. anos iniciais)
– 4º e 5º anos (Fund. anos iniciais)
– 6º e 7º anos
– 8º e 9º anos
– Ensino Médio

Clique aqui e confira os vencedores e os trabalhos realizados pelos alunos.

Inicialmente, agradecemos a todos os alunos que participaram do Torneio! É primordial desenvolver o senso crítico para alcançarem novos patamares.  

No Torneio CMA de maio, teve como tema: Abolição da Escravatura. Os alunos foram desafiados a pesquisar sobre o momento histórico da libertação dos escravos em 1888 e refletir sobre se ainda há escravidão atualmente.  

– 2º e 3º anos (Fund. anos iniciais)
– 4º e 5º anos (Fund. anos iniciais)
– 6º e 7º anos
– 8º e 9º anos
– Ensino Médio

Clique aqui e confira os vencedores e os trabalhos realizados pelos alunos.

Primeiramente, gostaríamos de parabenizar todos os alunos que participaram desse torneio! É importante continuar a desenvolver a empatia e o senso crítico para chegarem mais longe.

O Torneio CMA desse mês teve como edição o Dia do Planeta Terra, os alunos tiveram que estudar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, e deverão fazer propostas de intervenção para a comunidade escolar. Além, eles competiram em 5 categorias:

– 2º e 3º anos (Fund. anos iniciais)
– 4º e 5º anos (Fund. anos iniciais)
– 6º e 7º anos
– 8º e 9º anos
– Ensino Médio

Clique aqui e confira os vencedores e os trabalhos realizados pelos alunos.

Primeiramente, gostaríamos de parabenizar todos os alunos que participaram desse torneio! Continuem a desenvolver a sua criatividade, pois temos certeza que chegarão muito longe.

O primeiro Torneio CMA do ano teve como edição o Dia das Mulheres, os alunos tiveram que responder a pergunta: “O que é ser mulher em 2022?”. E dessa vez a competição teve 5 categorias:

– 2º e 3º anos (Fund. anos iniciais)
– 4º e 5º anos (Fund. anos iniciais)
– 6º e 7º anos
– 8º e 9º anos
– Ensino Médio

Clique aqui e confira os vencedores e os trabalhos realizados pelos alunos.

Os últimos meses do ano, além de ser intenso pelo final do ano letivo e as festas de fim de ano, também é uma data muito importante para os alunos formandos que buscam uma vaga nas universidades. Pensando nisso, nossa escola selecionou algumas histórias de jovens que ousaram pensar diferente, que seguiram o chamado do coração e que estão mudando o mundo! Conhecer histórias de jovens que estão fazendo o que amam e realmente fazendo a diferença, é uma ótima forma de achar inspiração para fazerem o mesmo. Conheçam baixo a história deles:

Fisayo Longe (28) nasceu na Inglaterra e passou a sua infância na Nigéria, tendo retornado à Inglaterra para finalizar o Ensino Médio e ingressar na faculdade de Direito. Depois de ter obtido notas muito baixas, decidiu parar os estudos e fazer um estágio em uma empresa de consultoria. Finalizado o estágio, embarcou para uma viagem à Ásia, onde teve a inspiração para iniciar o próprio negócio: decidiu que precisaria se dedicar à sua paixão por moda, que ela já expressava em seu blog de sucesso sobre moda e viagens. Criou, então, a Kai Collective, uma marca de roupas que trabalha com uma diferente padronagem de tecidos e com a valorização de diferentes corpos femininos. A coleção Gaia, lançada em 2020, foi um enorme sucesso, tendo alcançado forte repercussão na mídia.

Além de ser uma figura de linguagem, a sinestesia é uma condição neurológica que faz com que um estímulo em um sentido do corpo provoque reações em outro. Isso gera uma soma entre os sentidos, misturando visão, audição, olfato, paladar e tato. Uma pessoa que tem esse tipo de condição neurológica pode ouvir cores ou sentir sons, por exemplo, e isso acontece por meio da percepção e não da imaginação ou da memória. Esse é o caso de Jack Coulter, que, aos 26 anos, já é um aclamado pintor abstrato. Para desenvolver suas obras, ele escuta os mais diversos tipos de música, que ganham formas abstratas em suas mãos. Coulter nunca usa objetos convencionais da pintura, como pincéis, para dar forma à sua audição colorida. Mas vale ressaltar que o fato de ele ser um sinesteta não lhe garante a criação artística. Isso é resultado de seu trabalho e do uso que ele faz de sua condição neurológica. Aos 21 anos, sua tela intitulada “21” foi adquirida pelo Arts Council Collection of Northem Ireland, a mais vista coleção de arte moderna e contemporânea do Reino Unido. Recentemente, desenvolveu um trabalho interessante para marcas como Calvin Klein e Chanel, em que transcreveu seus perfumes para linguagens visuais.

Aos 21 anos, a modelo inglesa Charli Howard foi rejeitada por uma agência de modelos londrina por ter sido considerada “gordinha”, quando era apenas uma pessoa de corpo considerado “normal” para os padrões cotidianos. Ela escreveu, então, um longo desabafo no FB, que viralizou. Como resultado, foi entrevistada em uma importante rede de televisão inglesa. Charli foi, então, contratada por uma agência americana. Começava ali não apenas uma carreira de modelo de sucesso, mas uma vida de ativista em relação aos padrões estéticos. Howard escreveu 3 livros; o último deles é uma história para crianças cuja intenção é ajudar as meninas a entenderem que elas podem ter um corpo diferente. Recentemente, fundou uma marca de produtos para cuidados da pele, que tem como uma de suas metas criar produtos para peles verdadeiras. É uma marca inclusiva, que batalha pela aceitação de diferentes tipos de corpos e de pele.

Em março de 2020, durante o lockdown na Inglaterra, o atacante Marcus Rashford (23), do Manchester, uniu-se a um grupo que entregava comida às crianças que ficaram sem a merenda escolar na cidade de seu time. Sua iniciativa rendeu à ONG FareShare mais de 20 milhões de libras esterlinas, que alimentaram cerca de 400.000 crianças por toda a Inglaterra. Em junho de 2020, Rashford escreveu uma carta aberta ao governo inglês em que pediu mais ação para acabar com a pobreza que afetava as crianças. Como resultado disso, o governo alterou sua política pública com relação à alimentação das crianças, que, nos quase três meses das férias escolares daquele verão, puderam se alimentar nas escolas. A atitude de Rashford acabou por atingir, naquele momento, cerca de 1,3 milhões de crianças que estariam desassistidas nos momentos mais densos da pandemia. Rashford é considerado um sucessor do melhor estilo de nosso Ronaldo e usou sua velocidade e boa pontaria para fazer um golaço fora dos campos e alimentar tantas crianças.

Jesaja Brinkmann (29) é o cofundador e CEO da Cara Care, uma empresa, localizada em Berlim, que trabalha com aplicativos para o cuidado com a saúde. A empresa desenvolveu um aplicativo que traz uma terapia digital para pessoas com problemas de estômago. Jesaja estudou filosofia e medicina na University of Würzburg e Hamburg e, posteriormente, desenvolveu uma pesquisa sobre o diagnóstico de câncer do pulmão na Harvard Medical School. O aplicativo desenvolvido por sua empresa tem mais de 700 mil usuários e já faturou 11 milhões de dólares desde 2016. A estrutura do aplicativo leva à transformação dos hábitos do usuário, pois identifica os hábitos de alimentação e propõe mudanças cotidianas. A Cara Care oferece, assim, uma útil união entre tecnologia, medicina e educação, que tem impactado positivamente a vida de seus usuários.

Outubro, é tido também como o mês das crianças, realizamos diversas atividades no colégio neste mês, e não podíamos deixar de retratar tudo o que aconteceu, mas com a visão de cada professor. Confira os relatos e rememore a criança que existe dentro de cada um.

Jardim I e Jardim II:

O mês de Outubro das crianças foi repleto de atividades diferenciadas e momentos especiais.
Realizamos a junção das salas para uma interação, fazendo com que as crianças se divertissem ao máximo possível dentro do protocolo de distanciamento. No piquenique tivemos um momento de comer o lanche de uma forma diferenciada e depois dançamos muito ao som de músicas infantis. Em outro momento realizamos gincanas e brincadeiras envolvendo bexigas e bolas. Realizamos também confecção de brinquedos feito por eles, onde puderam expressar sua criatividade.

Pré-escola:

No mês das crianças, as turmas da Educação Infantil realizaram atividades em conjunto para uma maior interação entre as crianças e o ambiente escolar.

Trabalhamos com o “Lúdico” através de jogos, brincadeiras, piquenique (decoramos o ambiente de acordo com tema “alimentação saudável) e momentos da contação de histórias com fantoches. Com a “Expressão corporal” trabalhamos através de gincanas de obstáculos entre as turmas (com entregas de medalhas no final da atividade), desfile de fantasias e a nossa baladinha com músicas que as crianças adoram. Com a “Expressão artísticas” foi trabalhado através de oficinas de brinquedos, com materiais recicláveis (estimulando a conscientização) e show de talentos.

Busquei trabalhar principalmente com o brincar e a interação entre as turmas, respeitando totalmente os protocolos de distanciamento, porque uma criança brincando é uma criança feliz. E eles adoraram todas as atividades, podemos identificar a expressão de alegria no rostinho de casa criança.

1° ano:

O mês de outubro teve um gostinho das coisas voltando acontecer no âmbito escolar de uma forma divertida e alegre. Mesmo ainda com restrição, seguindo todas as orientações de distanciamento as crianças puderam partilhar e interagir na semana das crianças. Tivemos atividades lúdicas como o dia do colorido, do rosa e do cosplay. Eles amaram!!

Realizaram oficinas onde construíram seus brinquedos “a lanterna mágica” ciência com diversão. Ficaram encantados ao ver seus desenhos refletidos na parede – sombras. Cada dia era uma surpresa para eles. Com o pop-it gigante realizaram vários desafios. Foi lindo ver alegria deles se divertindo e pedindo bis!!

Outubro também foi de conscientização do cuidado de si e do outro. Por meio de vídeos, roda de conversa e atividades lúdicas abordamos o tema outubro rosa. Aprenderam a importância do toque de amor e dentro do contexto do cuidado/saúde puderam compartilhar essas questões tão importantes com seus familiares demonstrando conhecimento, carinho e protagonismo.

E não posso esquecer o dia dos professores. Que foi comemorado com muito amor e gratidão.

2° ano A e B

O mês de outubro é um dos mais esperado pelas crianças e a turminha do 2 ° ano estava contado os dias para a chegada da nossa “Semana das crianças!

Nas aulas de ética o tema foi “Brinquedos e brincadeiras, de ontem e hoje”, assistimos vídeos, vimos imagens e em roda de conversa as crianças falaram sobre gostos, sonhos e suas vivências.

Dentro deste contexto o uniforme deu lugar ao dia do colorido, do Rosa e claro, o dia da Fantasia. A cada dia realizamos atividades onde todos se divertiram, criaram e sonharam.
No dia do colorido o objetivo foi resgatar brincadeiras antigas e a turminha brincou e dançou até cansar…
Confeccionamos um cartão onde registraram seu carinho e incentivo, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do cuidado de si, neste dia os alunos abraçaram a campanha e além de vestirem uma peça Rosa, pintarem cabelo com spray e finalizamos o período confeccionando um fantoche, utilizando material reciclável e os alunos esbanjaram sua criatividade.

Para terminar a semana as professoras fizeram a abertura de nosso “Sarau – Histórias e Espetáculos”, e os alunos se divertiram assistindo a história “Faniquito e siricutico no mosquito”, dando continuidade ao Sarau, os alunos apresentaram de forma encantadora temas diversos, mostrando suas habilidades.

Finalizamos o mês das Crianças com a confecção de máscaras que marcaram a história do teatro, nossos artistas com certeza seriam estrelas na Grécia antiga, pois divertimos ouvindo, entre risos, meninos e meninas bradarem: – Eu sou Dionísio!

3º ano:

O mês de outubro foi repleto de atividades desafiadoras com o objetivo de propiciar aos alunos entretenimento, diversão e aprendizagem.

Na semana das crianças realizamos atividades lúdicas variadas com a turma dos 3º A e B.

Dentro do contexto foi promovida atividades extraclasse provocando o interesse por brincadeiras e brinquedos trazendo a temática do brincar fazendo uma reflexão e associação a tecnologia de antes e depois salientando que também se aprende brincando.

No decorrer da semana construímos instrumentos musicais com material reciclado, tendo como objetivo trabalhar semelhanças e as diferenças entre sons com muita criatividade.

Assistiram vídeos educativos e interativos sobre brincadeiras e brinquedos de comunidades tradicionais que mostrou as diferentes formas de brincar. Esses vídeos proporcionaram aos alunos conhecimento e muita vontade de brincar de escorregar no papelão, empinar pipa e de até andar de carrinho de caixote.

A curiosidade da turma foi finalizada com vários registros gráficos de brinquedos de antes e depois e encerramos a semana com uma peça teatral realizada pelas professoras.

4° ano:

O mês de outubro não é para comemorar em somente um dia, “o dia das crianças” e sim um mês de muita alegria, diversão e conscientização. As crianças contam os dias, pois aguardam um momento especial.

Com isso as professoras prepararam com muito carinho algumas atividades para serem desenvolvidas ao longo mês.

Combinamos com os alunos para usarem roupas diferentes no dia do colorido, onde puderam usar de sua criatividade e alegria. Os alunos do 4º ano trouxeram spray para os cabelos, separamos momentos para dança, zumba e etc.

Como o mês de outubro também é um mês de conscientização, realizamos rodas de conversas, assistimos vídeos e confeccionamos os laços do “Outubro Rosa”. Com o objetivo de ressaltar a importância do autocuidado, durante a aula alongamos o corpo e relembramos que é importante exercitar o corpo, ter uma alimentação saudável.

O dia mais esperado com certeza foi o dia do cospley/ fantasias…Nesse dia também houve as apresentações dos alunos em História e Espetáculos/Sarau onde os alunos recitaram os cordéis com a história da sua autobiografia. E para encerrar esse dia tão especial os alunos se divertiram assistindo a história “Faniquito e siricutico no mosquito” dramatizada pelas professoras.

Assistimos durante o mês duas lives da EMME , a primeira: “Menino tom” (autista) e confeccionamos um pássaro de dobraduras mensageiro de palavras positivas e também “A Cozinha do tio Vi” com muitas receitas de guloseimas com o tema do Halloween.

Encerramos as atividades desse maravilhoso mês com o estudo e confecções de máscaras. Realizamos uma roda de conversa sobre a histórias das máscaras e depois os alunos confeccionaram com autonomia e material reciclável sua linda máscara.

 

Foram momentos agradáveis e divertido, mesmo seguindo os protocolos de segurança nos divertimos muito e as criança do online puderam acompanhar normalmente.

5° ano:

Enfim outubro chegou, mês de lembrar e celebrar!!!

Nós do 5º A e B arrumamos um jeitinho divertido para explorarmos a imaginação, criatividade foi bem divertido.

Realizamos muitas brincadeiras dentre elas:

O dia do Colorido, desafios de acerte ao alvo;

Dia do Rosa, várias atividades remetendo ao Outubro Rosa, com objetivo de lembrar a importância do cuidar, e principalmente do auto cuidar, confecção de bandanas e (dança das cadeiras(5ºA))

E o tão esperado dia do Cosplay/ fantasias, fizeram algumas apresentações de receitas, mágicas, canto, piadas entre outros, desafio acerte qual é o filme ou série /Pop It siga os comandos e (os alunos do 5ºB se divertiram assistindo a história “Faniquito e siricutico no mosquito” dramatizada pelas professoras).

Também não poderia deixar de citar as lives de Histórias e Espetáculos que estimulam nossos educandos a dramatizar, criar, imaginar, sonhar, etc… Neste mês fomos privilegiados com duas lives 1° assistimos a do “Menino tom” (autista) e confeccionamos um pássaro de dobraduras mensageiro de palavras positivas e a 2° assistimos “A Cozinha do tio Vi” (receitas de guloseimas Halloween). Estas receitas as crianças produziram em casa.

Porém aproveitamos para um bom bate papo, conversar sobre as peças teatrais fazendo a observação que uns usam máscaras que eram instrumentos essenciais no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego… Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, sentimentos, podiam representar personagens de ambos os sexos”.

Portanto não podíamos deixar de confeccionar uma máscara com objetivo de representar o teatro.

Foi um mês muito produtivo com o objetivo de muita descontração, todos os dias nos desafiou a ser cada dia melhores, presencialmente ou virtualmente é um grande aprendizado.

Obs: Para a semana dos desafios a professora Divina preparou um bóton de papel foto (adesivo) com o logotipo escrito “Eu participei da semana divertida do C M A.

Ficha de matrícula


    SimNão




    SimNão


    SimNão


    IndicaçãoRedes SociaisOutro meio



    Vínculo com a família

    Acreditamos firmemente que a união entre o Colégio e a família é essencial para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional completo e tranquilo. Um dos benefícios entre a proximidade Família e Escola, é poder, juntos, alinhar as expectativas em cima do ensino e da evolução das habilidades socioemocionais, que tornarão os alunos em membros críticos e ativos da comunidade, afinal o objetivo comum dessa relação é oferecer ao aluno, boas condições de crescimento e aprendizagem.

    Dedicamo-nos sempre para ter um convívio próximo com os pais, de forma que estejam sempre cientes dos passos de seus filhos no colégio. É através de contatos on-line e pessoais, sejam eles pré-agendados ou no dia a dia normal da escola, que todas as áreas do colégio buscam fortificar esse vínculo e sempre e colocar-se à disposição das famílias. Para que o contato seja constante e efetivo, assim, independente do formato, no colégio, buscamos sempre envolver as famílias na nossa cultura de ensino humana.

    Projetos e eventos

    Durante todo o ano letivo realizamos diversos eventos e projetos pedagógicos que contam com muito envolvimento da família e da comunidade. Esses projetos e eventos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os alunos, de maneira mais eficiente do que no dia a dia da escola, e por isso se tornam um pilar importante da nossa proposta educacional.

    Eventos como Feira Cultural e Festa Regional oferecem um momento único para reunir no colégio, todas as pessoas responsáveis por dar vida ao processo educacional dos alunos, e são tão impactantes na vida dos estudantes, que comumente contam com a presença de diversos aluminis. O jeito Mundo Atual de fazer educação preza pela dedicação e amor em todos os momentos, fazendo com que os eventos realizados sejam uma ótima oportunidade para mostrar para toda a comunidade escolar, o quanto que os nossos alunos são capazes de expressar seus conhecimentos e habilidades.

    Além, projetos pedagógicos realizados durante as aulas e no dia a dia do colégio, também se mostram importantes, pois diversificam o modelo das aulas e o clima no colégio e com os seus diversos formatos, desafiam os alunos a realizarem atividades e solucionar problemas. Projetos como Webdesafio e Páscoa Solidária são exemplos de como momentos desafiantes unem a comunidade escolar e trabalham tanto o pedagógico, quanto a solidariedade com os alunos.

    Ensino humano

    Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido o rompimento dos padrões e sua capacidade de produzir e se adequar às mudanças sociais. Acredita-se que educar não é apenas instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare o aluno para a vida. Considerando esses pontos, o pilar de Ensino Humano, busca justamente enxergar o aluno como um ser humano único, com uma tratativa repleta de cuidado e afeto.

    Essa atuação é concretizada com a nossa cultura escolar, que sempre incentiva o envolvimento de todas as partes da nossa comunidade, tendo por consequência a sensação de lar no nosso ambiente físico. O ensino de habilidades socioemocionais e socioambientais complementam essa cultura.

    Em todas as frentes do colégio, do pessoal de atendimento à direção, da inspeção de alunos à coordenação, e todos as outras áreas, fazemos o possível para auxiliar no ensino dos alunos, de forma que a preocupação não é só a educação formal, mas inclusive a cívica, ética e socioambiental. Entendemos que estamos moldando cidadãos que ajudarão a melhorar o mundo, e todos fazem parte desse processo.

    Base legal

    Assim como descrito no valor de Integridade do Colégio, trabalhamos de maneira íntegra no cumprimento das leis, por isso que uma base legal forte é um dos pilares da nossa proposta educacional. Juntamente com a culta escolar humana, baseamo-nos na ideia justiça e equidade para trabalhar e para ensinar os nossos alunos, para que assim se tornem cidadãos éticos. Todos os processos realizados no Colégio são norteados pelas leis e normas determinados pelos órgãos responsáveis.

    Uma dessas normas que influencia toda a proposta educacional é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determina quais são os conteúdos que serão passados aos alunos em cada um dos anos de sua carreira escolar. Além, essa regulamentação tem um perfeito casamento com a nossa metodologia, abordagem e sistema de ensino que buscam sempre aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais dos alunos.

    Componentes curriculares

    Os componentes curriculares seriam como os ingredientes chave dessa receita de sucesso. Evidente que junto deles, todos os outros pilares seriam partes importantes, porém, os componentes são conteúdos indispensáveis determinados pelo governo para a educação básica. Observe como dividimos nos seguimentos os componentes curriculares:

    • Educação infantil
    • Educação fundamental (anos iniciais)
    • Educação fundamental (anos finais)
    • Ensino médio

    Metodologias ativas

    A Metodologia Ativa de Aprendizagem é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Os benefícios dessa metodologia consistem em desenvolver a autonomia, confiança, protagonismo, colaboração, senso crítico, empatia e responsabilidade do aluno. Por isso, ela se torna um pilar essencial na nossa proposta educacional.
    Essa metodologia é composta por 5 elementos, e todos são utilizados de forma que complementa a própria avaliação de desempenho ao final de cada trimestre, pois abordam áreas importantes no desenvolvimento educacional. Confia abaixo os 5 elementos:

    • Aprendizagem baseada em projetos: desafia os alunos a adquirir conhecimento por meio da solução colaborativa de projetos.
    • Aprendizagem baseada em problemas: proporciona o aluno a desenvolver capacidade de construir aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe às situações motivadoras e o prepara para o mundo.
    • Sala de aula invertida: o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
    • Aprendizagem entre pares ou times: proporciona a oportunidade, seja em um estudo de caso ou em um projeto, que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que acreditamos ser benéfico na busca pelo conhecimento, e no mercado de trabalho.

    Tecnologia

    A tecnologia se torna um pilar importante na nossa proposta educacional, ao passo que ela faz parte do dia a dia de nossos alunos. Uma das nossas abordagens de ensino é o incentivo do seu uso de maneira consciente e responsável. Os nossos professores instigam os alunos a aprender a buscar informações confiáveis e de qualidade na rede, além de utilizar na explicação de conteúdos e na avaliação dos conhecimentos, a plataforma Plurall.

    Além disso, o colégio conta com uma estrutura física tecnológica que auxilia na concretização do modelo de aprendizagem que une o mundo digital com o concreto, como sala de informática, projetores nas salas de aula, netbooks e lousas digitais

    Sistema de ensino Anglo

    O sistema de ensino que escolhemos utilizar no Colégio é o Anglo. Ele associa a experiência e conhecimento dos professores que por ele passaram ao talento e garra dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC. O seu lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor, e a sua meta é uma só: ensino de qualidade, sendo um ótimo casamento com os nossos objetivos.

    Esse sistema de ensino caracteriza-se pela constante inovação e pioneirismo em mudanças marcantes na história da educação básica do país. Conta com um material didático completo que trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que tenham uma carreira escolar invejável. Além, dispõe de uma plataforma de ensino digital, o Plurall, que é repleta de materiais como vídeos, listas de exercício, apostilas digitais, e outros, para complementar os estudos dos alunos.

    O Anglo é percursor na busca por uma educação mais conectada com o dia-a-dia dos alunos, e alcançou renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade. E a regra de ‘aula dada, é aula estuda’, muito utilizada pelas escolas do sistema de ensino Anglo, se tornou um dos nossos dizeres no colégio.